Topo

Ana Cañas sobre evitarem filmá-la no Rock in Rio: "Hipocrisia patriarcal"

Ana Canãs faz participação especial no show do Titãs - EDUARDO ANIZELLI/FOLHAPRESS
Ana Canãs faz participação especial no show do Titãs Imagem: EDUARDO ANIZELLI/FOLHAPRESS

Paulo Pacheco e Raíssa Basílio

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL

30/09/2019 13h28Atualizada em 01/10/2019 10h34

No sábado (28), Ana Canãs subiu ao Palco Sunset, no Rock in Rio, para se apresentar com os Titãs. Com muita atitude, a cantora arrasou no palco, mandou um "f*-se o patriarcado!" e "respeita as minas!", e roubou a cena.

Hoje (30), ela foi ao Instagram reclamar que assistiu à reprise do show e notou que estavam evitando mostrá-la —isso porque a cantora teve um problema com seu figurino, ela usava um body de brilhante que arrebentou, a solução foi tirar tudo e cantar apenas com adornos nos seios e um hot pants.

"Momento desabafo: não está sendo fácil lidar com a hipocrisia patriarcal. Fiquei sabendo que na transmissão do show ao vivo pela TV, eles evitavam me filmar (apenas rosto ou costas - essa foto do post foi a única imagem que encontrei do meu corpo inteiro). Eu queria saber porque o corpo de uma mulher INCOMODA tanto, a ponto de nos censurarem?", questionou Canãs.

A cantora refletiu sobre a nudez feminina só ser mostrada quando convém e ainda comentou sobre a violência que as mulheres sofrem no Brasil.

"No carnaval, por exemplo, eles filmam mulheres nuas o tempo todo, mas a verdade é que essa nudez objetificada só é aceita quando é conveniente e lucrativa. Na hora que o body arrebentou, em cima do palco, eu já sabia que teria que lidar com as críticas de uma sociedade hipócrita e machista estruturalmente. Eu sabia que muitos apontariam o dedo para mim e diriam todo tipo de atrocidade. Por que esse é o patriarcado. É assim. Esse é o país que mais consome pornografia no mundo. Esse também é o país que possui um dos mais altos números de feminicídios e estupros do mundo. Mas uma mulher com os peitos de fora (ainda que com os mamilos cobertos) é uma afronta à sociedade. Hipocrisia pura. Eu sei que a nudez feminina não altera as estruturas de decisão e poder na sociedade, ainda mais a de um corpo branco e magro (privilegiado) como o meu. Mesmo assim, somos cerceadas e tolhidas em todos os espaços. Não temos o direito sequer de decidir sobre nossos próprios corpos. É bizarro", continuou Ana.

Procurado pelo UOL, o Multishow, que exibiu na íntegra o show dos Titãs, negou ter boicotado Ana Cañas durante a transmissão. A Globo, que levou ao ar um compacto da apresentação, ainda não se manifestou sobre as críticas da cantora.

"O Multishow informa que o show dos Titãs e convidados foi transmitido normalmente, sem nenhum tipo de orientação artística ou seleção de imagens, como todos os outros do palco Sunset", informou a assessoria de imprensa do Multishow.

Cañas também falou sobre outra crítica que recebeu, sobre não ter cantando bem e aproveitou para convidar todo mundo que falou mal para ouvir seu disco, recém indicado ao Grammy Latino.

"Bom, agora para os que dizem que cantei mal... Branco Mello (baixista e cantor maravilhoso da banda) passou por um cirurgia recentemente por conta de um problema de saúde e eu escolhi cantar no tom que ficasse confortável para ele, por total empatia e amizade. Não era o tom ideal para mim mas encarei com imensa alegria a oportunidade de dividir o palco com uma banda que tanto amo e admiro. Também convido essas pessoas uó a ouvirem meu último disco - TODXS, que foi indicado ao maior prêmio da música mundial, o Grammy na semana passada. Enfim...Isso é um desabafo mesmo. Estou dividindo com vocês tudo aquilo que acontece dentro do meu coração. Aos que enviam mensagens de amor e apoio, todo o meu carinho, muito obrigada. É duro lidar com tanta hipocrisia e agressividade, mas sigo forte no intuito de fortalecer e somar. Com amor sempre", terminou a cantora seu desabafo.