Vera Fischer diz que governo está com ódio de artista: "Perseguição geral"
"O governo está com ódio de artista, como se a gente fosse o demônio", dispara Vera Fischer, em entrevista ao UOL pouco antes de ser homenageada no 26°Festival de Cinema de Vitória na noite da última quinta-feira, 26.
Para a atriz que completa 66 anos em novembro, a arte está sendo tratada como algo que precisa ser exterminado. "Artista é perigoso porque pensa, eles não querem isso, e não tem nada a ver com esquerda ou direita, é uma perseguição geral, querem acabar com tudo", completa.
Ela diz que não vê saídas no momento para os perrengues que o setor está enfrentando. "No teatro alguns colegas estão tirando do próprio bolso para conseguir tocar seus projetos, a televisão tem seus meios, no cinema é mais complicado". Ainda assim, a atriz, que já atuou em 21 filmes, e que está afastada das telas desde 1997 quando protagonizou "Navalha na Carne" texto teatral de Plínio Marcos, adaptado por Neville D'Almeida, escolheu agora para voltar.
Após hiato de mais de duas décadas, ela começa a filmar no início de 2020 o longa "Quase Alguém", com direção de Daniel Ghivelder. A temática do filme pesou na decisão de voltar ao cinema em um momento tão conturbado e difícil. "É um filme que fala muito da mulher". O tema central é o universo familiar mostrado a partir da relação nada simples entre uma mãe artista e sua filha.
A atriz, eleita miss Brasil há exatos 50 anos, no auge da ditadura militar e que depois viveu grandes papeis também na TV e no teatro ganhou apelidos como furacão loiro pela força feminina que representa, potência que motivou a homenagem no Festival de Cinema de Vitória, não por acaso produzido por muitas mulheres.
"Decidimos homenagear uma mulher que não tem medo de sua história", diz Lucia Caus, diretora do festival.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.