Topo

De universitário a estrela da Netflix: como Omar Ayuso foi parar em Elite

Omar Ayuso, ator de Elite, da Netflix - Reprodução/Instagram
Omar Ayuso, ator de Elite, da Netflix Imagem: Reprodução/Instagram

Renata Nogueira

Do UOL, em Madri (Espanha)*

10/09/2019 12h25

Se você já começou a assistir à segunda temporada de Elite, viu que Omar teve uma importante mudança em sua vida. Assim como o personagem, o ator, Omar Ayuso, também passou por uma transformação total para a série da Netflix. Isso porque o espanhol de 21 anos era um estudante de cinema quando foi escalado para seu papel de estreia.

"Eu estava na universidade e nunca tinha estudado nada de interpretação. E coincidiu que uma colega de sala estava trabalhando como ajudante de uma das diretoras de casting", relembra Omar em conversa com o UOL em Madri, na Espanha, enquanto gravava as cenas finais da segunda temporada.

"Ela me disse que estavam procurando um cara com traços árabes, na faixa dos 20 anos, e que eu tinha esse perfil. Então ela tirou uma foto minha e disse se eu toparia participar. Eu disse que sim, mas que não tinha formação."

Nascia assim o personagem homônimo e cheio de camadas que chamou a atenção desde o início da série. Em Elite, Omar é gay, muçulmano e vende drogas para fazer uma grana fora do mercadinho da família conservadora. Ele ainda está se descobrindo e tem que lidar com todo tipo de repressão, seja por não ter se assumido para a família ou pela sua condição social.

Omander

"Para mim o maior desafio foi fazer um personagem com o qual eu não me identificava. Não tem tanto a ver com não ter dinheiro ou com cultura, mas sim com a personalidade introvertida dele. E também com a forma como ele passa por cima de tudo, não dá ouvidos a seus fantasmas, e trata tudo aquilo como se fosse normal", afirma o ator, que pode explorar bem mais sua experiência pessoal para construir o Omar da segunda temporada, já fora do armário.

Meu personagem terminou a primeira temporada com um segredo mais ou menos bem guardado. De forma que ele conseguiu manter sua relação amorosa e sua vida sexual em segredo. Agora ele sai dessa zona de conforto e escolhe que caminho seguir.

A química com Arón Piper, que interpreta Ander, par romântico de Omar desde o início de Elite e carinhosamente apelidado pelos fãs do casal de Omander, também foi essencial para que ele ganhasse o papel. Após um teste inicial, Omar voltou para testar as cenas quentes com o colega: "Fiz outro teste, dessa vez com o Arón. E três dias depois me ligaram dizendo que eu estava dentro".

Omar e Ander - Manuel Fernandez-Valdes/Netflix - Manuel Fernandez-Valdes/Netflix
O casal Omar e Ander em cena da primeira temporada de Elite
Imagem: Manuel Fernandez-Valdes/Netflix

Portas abertas

O papel de estreia em Elite rendeu convites para outros trabalhos pontuais e Omar Ayuso teve de trancar o curso de Comunicação Audiovisual, Cinema para seguir atuando. Mas seu objetivo ainda é se aprimorar na parte técnica para trabalhar atrás das câmeras, com o sonho de virar diretor.

"Amo atuar, mas também tenho o sonho de dirigir [filmes] e quando terminar quero voltar a estudar cinema para focar na direção", admite.

Por ora, o ator segue envolvido com a série, que já tem uma terceira temporada confirmada, e se prepara para estrelar seu primeiro longa, o drama 8 Años.

*a jornalista viajou a convite da Netflix

3 Comentários

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Niedja Guedes

Excelente atuação. Eu pensei que ele era gay!

Paulo Reinaldo Salomoni

Excelente série com excelentes (jovens) atores!

publicidade