De Adam Sandler a histórias de superação, Globo revela como escolhe Sessão da Tarde
Histórias dramáticas e otimistas de superação são as que mais conquistam o público da Sessão da Tarde, segundo dados divulgados pelo G1. A sessão vespertina de cinema está no ar na Globo desde 1974, e o site conversou com a equipe que faz a programação da faixa para descobrir a "fórmula mágica" de um bom filme de Sessão da Tarde.
Comédias (tanto os "besteiróis" quanto as comédias românticas) também vão muito bem na faixa. Na lista de campeões de audiência deste ano, o gênero é representado por títulos como As Férias da Minha Vida, O Bom Filho à Casa Torna e Um Grande Garoto. Filmes de animação e de super-heróis também apareceram no ranking. Confira abaixo o top 10.
- Homem Aranha 2
- As Férias da Minha Vida
- O Bom Filho à Casa Torna
- Gigantes de Aço
- Caminhos do Coração - 5 Dias para o Destino
- Valente
- Um Grande Garoto
- Uma Boa Ação
- Soul Surfer: Coragem de Viver
- Madagascar
Neste ano, apenas cinco atores tiveram mais de um filme exibido na Sessão da Tarde: Adam Sandler (recordista, com sete exibições em 2019), Rachel McAdams, Sandra Bullock, Matthew McConaughey e Queen Latifah.
Outro fator da audiência é a época em que o filme é exibido. Do começo do ano até o Carnaval, por exemplo, comédias leves ou histórias de superação funcionam melhor — este ano, o drama teen A Culpa é das Estrelas e o francês Intocáveis foram muito bem nesta época. De abril a agosto é o momento em que chegam a maior parte dos lançamentos, mas em julho a programação precisa se voltar para as crianças, que estão de férias.
Críticas
A equipe ainda comentou as duas reclamações mais comuns do público nas redes sociais: a excessiva repetição de filmes na Sessão da Tarde e os muitos cortes necessários para se ajustar à duração da faixa na programação da Globo.
Segundo eles, é proibido passar um filme mais de uma vez em um período de seis meses. Dos 167 longas exibidos neste ano, "apenas" 17 foram repetidos. Quanto aos cortes, é sempre um processo difícil.
"Entendemos que foi feito daquela forma por um propósito. Mas trabalhamos com grade linear, então às vezes a duração é comprometida pela programação ao vivo", explica Gabriel Jacome, diretor de Planejamento e Produto da Programação da TV Globo.
Apesar da escolha final da programação ser feita por pessoas, a equipe conta com um algoritmo para ajudar a selecionar um em meio aos 2 mil filmes do catálogo. Eles estão todos organizados por gênero, e a partir desta primeira classificação os programadores usam dados como audiência e resultados de pesquisas dos consumidores para definir o longa que vai animar a Sessão da Tarde a cada dia.
"Nos últimos anos, fizemos um investimento de renovação da 'Sessão da Tarde', que hoje tem um número grande de filmes novos que estreiam na própria sessão", explica Lua Amora, gerente de programação de filmes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.