Topo

Nanotecnologia, arma "imperdoável": 5 curiosidades de Vingadores: Ultimato

Cena de Vingadores: Ultimato - Divulgação
Cena de Vingadores: Ultimato Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

19/08/2019 12h40

Vingadores: Ultimato estreou no fim de abril, mas ainda é o filme mais comentado do ano. E não é por acaso: depois de guardar segredo por um anos após o final chocante de Guerra Infinita, finalmente os diretores Joe e Anthony Russo, os roteiristas e os atores estão livres para finalmente contar tudo sobre o filme que marcou o fim de uma era no Universo Cinematográfico da Marvel.

De como o Homem de Ferro derrotou Thanos até segredos dos bastidores, eles não estão economizando nem um pouco nas informações. Então resolvemos reunir tudo aqui, para você ler e se divertir enquanto a Fase 4 do MCU não chega.

Confira:

Nanotecnologia derrotou Thanos

Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em cena de Vingadores: Ultimato - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Não entendeu como as Joias do Infinito saíram da manopla de Thanos e foram parar na do Homem de Ferro? A resposta é simples: com a ajuda da nanotecnologia. "São duas luvas similares conversando uma com a outra de um jeito 'nanotecnológico'", explicou o roteirista Stephen McFeely. Ele esclareceu que a manopla que Thanos estava usando é feito do mesmo material que a armadura de Tony Stark. Por isso, o herói conseguiu manipular a tecnologia dos dois objetos para inverter a posição das Joias e, então, salvar o mundo.

Thanos deixou que Vingadores o decapitassem

Thanos (Josh Brolin) em "Vingadores: Guerra Infinita" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Logo nos primeiros minutos de Ultimato, Thanos é encontrado por um grupo de heróis e acaba decapitado por Thor. Isso, no entanto, só é possível porque o Titã Louco deixou, tendo já concluído sua grande missão de eliminar metade da vida do universo. "Eles apenas fazem o que Thanos os deixa fazer", disse o roteirista Christopher Markus. "Ele terminou seu trabalho, então, ele deixa que os mate".

Gamora sobreviveu

Zoe Saldana como Gamora - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Uma cena deletada divulgada recentemente revelou o real destino de Gamora. Em um trecho rápido, vemos a heroína (aquela de 2014 que foi para o futuro) observando uma homenagem ao Homem de Ferro e indo embora. Isso mostra, pela primeira vez, que Gamora realmente sobreviveu após a batalha final de Ultimato.

Arma de Thanos tem inspiração inusitada -- e "imperdoável"

Thanos e sua arma em Vingadores: Ultimato - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Jim Starlin, o criador de Thanos, revelou que há um elemento de Vingadores: Ultimato que ele considera imperdoável: a arma usada pelo vilão. Ela se assemelha a uma hélice de helicóptero, em uma referência a um helicóptero que pertenceu ao Titã Louco em uma história para crianças. .

"Uma coisa pela qual eu nunca vou perdoar os Russo [diretores] e [os roteiristas] Markus e McFeely é que eles fizeram aquela arma, que é inspirada no helicóptero de Thanos -- do qual quase todo mundo já tinha esquecido", disse Starlin ao site Digital Spy. "Originalmente, o ThanosCóptero foi criado por Larry Lieber para um livro de criança, chamado Spidey Super Stories. Thanos roubava bancos com um helicóptero onde se lia 'Thanos' na lateral, o que sempre me pareceu estranho. Eu tentei ignorar e achei que as pessoas tinham esquecido, mas eles colocaram isso no filme", completou.

O uniforme do Hulk tem um detalhe divertido

Hulk em cena de Vingadores: Ultimato - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A equipe de figurino de Ultimato colocou um detalhe que passou quase despercebido no uniforme que Hulk usa na reta final do longa. "O traje que ele usa na batalha final, na verdade, tem um grande 'H' em seu peito e é trabalhado nas linhas de design do traje", contou Ryan Meinerding, chefe do departamento visual da Marvel Studios.