Topo

Quem é Blade, o herói vampiresco que vai entrar na Fase 5 do Universo Marvel

Blade e Drácula nos quadrinhos - Reprodução
Blade e Drácula nos quadrinhos Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

11/08/2019 04h00

A Marvel Studios surpreendeu ao anunciar na San Diego Comic-Con que Blade está de volta aos cinemas. E o melhor: seu intérprete será Mahershala Ali, vencedor de dois Oscar, que pessoalmente ligou para Kevin Feige falando sobre a ideia de resgatar o herói metade humano e metade vampiro nos cinemas.

O personagem, considerado cult dentro da Marvel, tem uma jornada de batalhas e entrou para Vingadores após convite do Pantera Negra. Descubra a seguir quem é Blade, cujo filme será lançado na Fase 5 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).

Criação

Estreia de Blade nos quadrinhos - Reprodução - Reprodução
Estreia de Blade nos quadrinhos
Imagem: Reprodução

A primeira aparição de Blade foi em A Tumba do Drácula #10, em julho de 1973. O personagem foi desenvolvido por Marv Wolfman e Gene Colan como um homem negro, imponente e com um visual heroico. Ele usava cabelo black power, jaqueta de couro e era muito habilidoso com as lâminas -- daí o seu nome.

Ele surgiu como uma participação especial no mundo de horror planejado pela Marvel após a Comics Code Authority (uma espécie de "Código dos Quadrinhos") liberar certos personagens, como vampiros.

Tanto Drácula quanto os outros personagens inventados pelo escritor Bram Stoker no final do século 19 já estavam em domínio público nos anos 70, o que acendeu uma luz para a Marvel misturar seus heróis com um ícone do terror. Para aproveitar a situação, Blade também apareceu em um momento que não havia tantos personagens negros nos quadrinhos, como analisou Gene Colan em entrevista em 2001.

"Os negros não eram tão retratados nos quadrinhos até aquele momento. Existem negros neste mundo, eles compram histórias em quadrinhos, por que não devemos fazê-los se sentir bem? Por que não deveria ter a oportunidade de ser um dos primeiros a desenhá-los?"

Origem nos quadrinhos

Blade - Reprodução - Reprodução
Blade
Imagem: Reprodução

Blade sempre teve um estilo mais sombrio, mas não apenas por ele ser uma criatura sedenta por sangue que caça vampiros. Sua história é triste. O herói nasceu Eric Brooks em 1929 em Londres (Inglaterra), e sua mãe morreu durante o parto, mas não por causas naturais.

Um dos médicos que realizou o parto era um vampiro, que atacou a mãe do personagem. O recém-nascido conseguiu sobreviver, mas também recebeu algumas enzimas vampirescas no seu sistema sanguíneo, adquirindo com isso diversas habilidades sobre-humanas.

Eric foi criado pelas amigas de sua mãe, e quando era ainda criança conheceu o músico de jazz Jamal Afari, um mestre na arte de perseguir monstros. Ele aprendeu tudo o que precisava para derrotar as poderosas criaturas, e se transformou oficialmente em um caçador de vampiros.

Poderes

Blade, da Marvel Comics - Reprodução - Reprodução
Blade, da Marvel Comics
Imagem: Reprodução

Blade tem uma espécie de sentido contra atividades sobrenaturais, nos mesmos moldes do Sentido Aranha. Ele tem velocidade e força sobre-humanas, fator de cura alto e um tempo de vida maior do que a média dos humanos.

Apesar de ter imunidade e não conseguir se transformar completamente em um vampiro, ele precisa de sangue para sobreviver. Sua solução é invadir hospitais na calada da noite para roubar sangue e não ter que machucar ninguém.

Ele é excelente no combate corpo a corpo, e considerado um mestre nas artes marciais mistas. Durante os anos, Blade desenvolveu suas habilidades com espadas e facas. Sua arma mais marcante é uma espada revestida de titânio que ele guarda em suas costas.

Vilões

Morbius - Reprodução - Reprodução
Morbius
Imagem: Reprodução

O vilão mais marcante de Blade (e um dos mais poderosos) é Drácula, mas o herói da Marvel já enfrentou diversos adversários nos gibis. Entre os principais antagonistas estão Varnae, Deacon Frost (o vampiro que matou sua mãe), Lilith, Xarus, Lucas Cross e Draconis.

Outro personagem que sempre entra em conflito com Blade é Morbius, que começou como um vilão do Homem-Aranha. Ele vai ganhar um filme em live-action protagonizado por Jared Leto pela Sony Pictures.

No cinema

O ator Wesley Snipes em pôster de "Blade" - Reprodução - Reprodução
O ator Wesley Snipes em pôster de Blade
Imagem: Reprodução

O herói teve uma trilogia no cinema entre 1998 e 2004 estrelando Wesley Snipes. O grande problema é os projetos não foram tão baseados nos quadrinhos, o que deixou muitos fãs do personagem decepcionados.

Os filmes tiveram inúmeros problemas nos bastidores entre Snipes e o roteirista David S. Goyer. O quarto filme só não saiu porque o ator foi preso em 2006 por sonegar impostos.

MCU

Kevin Feige recebe Mahershala Ali no painel da Marvel na San Diego Comic-Con 2019. O ator será Blade, o caçador de vampiros, em um reboot da franquia - Chris Delmas/AFP - Chris Delmas/AFP
Kevin Feige recebe Mahershala Ali no painel da Marvel na San Diego Comic-Con 2019
Imagem: Chris Delmas/AFP

Pouco se sabe sobre como a Marvel Studios vai abordar o personagem no novo projeto, que não deve ser lançado antes de 2022. Inclusive, o estúdio não deixou claro se Blade será um filme mesmo ou uma série da Disney+.

Por enquanto, resta pensar em teorias sobre como Blade será introduzido no MCU e como os vampiros chegarão ao Universo Marvel.