Topo

Abbey Road: Fãs comemoram 50 anos desde que os Beatles atravessaram a rua

Fãs de Beatles comemoram 50 anos da imagem de Abbey Road - Reuters/Henry Nicholls
Fãs de Beatles comemoram 50 anos da imagem de Abbey Road Imagem: Reuters/Henry Nicholls

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

08/08/2019 09h58

Fãs de Beatles comemoraram com estilo os 50 anos desde que os Beatles atravessaram a rua e geraram a capa do disco Abbey Road. Hoje, em Londres, milhares de pessoas foram para o local da foto do álbum, famoso por mostrar os quatro integrantes da banda de rock de Liverpool passando sobre a faixa de pedestres.

A foto foi tirada nesta data, em 1969, mas o álbum chegou às lojas mais de um mês depois, em 26 de outubro de 1969.

De acordo com o site NME, pelo menos 3.500 fãs apareceram na rua, entre fãs "à paisana", integrantes de bandas cover e gente vestida igual aos astros dos Beatles.

Abbey - Divulgação/Airbnb - Divulgação/Airbnb
Imagem: Divulgação/Airbnb

A rua fica em North London e virou ponto turístico desde o lançamento do 11º álbum da banda, que conta com músicas clássicas como Something, Come Together e Here Comes the Sun.

A fotografia é ideia de John Kosh, diretor de criação da Apple Records, e foi clicada por Iain MacMillan. Às 11h35 da manhã, o fotógrafo teve dez minutos para registrar o quarteto atravessando sobre a faixa, com a ajuda de um policial que segurou o tráfego de carros.

A imagem sempre gerou muita curiosidade, como o fato de Paul McCartney aparecer atravessando a rua descalço, o que deu força à famosa teoria conspiratória de que ele morreu e foi substituído por outra pessoa desde então. Até o carro que aparece na imagem foi alvo dos fãs: teve sua placa roubada diversas vezes e foi leiloado em 2001.

Fãs comemoram 50 anos que os Beatles atravessaram a rua - Henry Nicholls/Reuters - Henry Nicholls/Reuters
Imagem: Henry Nicholls/Reuters

As redes sociais dos Beatles lembraram a data assim:

#AbbeyRoad

Uma publicação compartilhada por The Beatles (@thebeatles) em

Já Paul McCartney postou uma foto de outro ângulo daquela sessão, tirada por Linda McCartney.

Além disso, está sendo lançado um box especial com uma nova versão do álbum, remasterizado e com a inclusão de demos e registros inéditos em estúdio. As vendas começam em 27 de setembro. O pacote mais luxuoso conta com quatro discos e há versões com três LPs, dois CDs, entre outras. A versão remasterizada também chegará às plataformas de streaming.