Topo

Sandy sem tom e disco adiado: Junior revela bastidores de carreira da dupla

Sandy e Junior voltam aos palcos e apresentam a turnê Nossa História - Manuela Scarpa/Brazil News
Sandy e Junior voltam aos palcos e apresentam a turnê Nossa História Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

16/07/2019 21h42

Junior Lima contou ontem alguns bastidores de sua carreira com a irmã em um vídeo publicado no Pipocando Música, canal que ele comanda no YouTube ao lado de Bruno Bock. Em quase 26 minutos, eles passeiam pela história de Sandy e Junior desde a primeira apresentação, em 1989, até o disco As Quatro Estações, de 1999. Os outros sete anos da carreira da dupla serão detalhados em um segundo vídeo na próxima segunda-feira (29).

O especial foi publicado três dias depois da volta oficial dos irmãos aos palcos, que aconteceu na sexta-feira passada no Recife. Sandy e Junior estão percorrendo o Brasil com a turnê Nossa História, que comemora os 30 anos de carreira artística deles 12 anos após o fim da dupla.

Veja a seguir cinco curiosidades e bastidores revelados por Junior no vídeo especial dos 30 anos de carreira:

Flerte em Nashville, capital do country

No clipe de Sábado À Noite, o primeiro da carreira da dupla, Junior flerta com uma menininha quase da mesma idade. O que pouca gente sabe é que aquele flerte foi real. "O clipe foi feito em Nashville (EUA), a terra oficial da música country. Na época a gente conheceu uma família que morava lá e tinha uma menina que era filha dessa moça que foi meio que namoradinha minha. Fiquei apaixonadinho nela. Ninguém sabe disso. A gente estava se paquerando e filmaram. Eu era muito precoce", afirma o cantor, que na época tinha 7 anos. A piscadinha de Junior para a menina ficou registrada no clipe, já que a menina faz uma participação especial.

Michael Jackson só na memória

Em 1993, Sandy e Junior foram convidados por Dody Sirena para conhecer Michael Jackson. O empresário de Roberto Carlos foi quem trouxe o rei do pop ao Brasil com a turnê Dangerous e os filhos de Xororó, que já estavam fazendo sucesso como uma dupla naquele ano, receberam o cantor assim que ele desceu do avião e pisou em solo brasileiro. Além da recepção, Sandy e Junior também foram convidados para interpretar a linguagem de sinais em uma das músicas do show de Michael. No primeiro dia, Sandy subiu ao palco com o cantor. Há um registro fotográfico dela com Michael Jackson. Já Junior, que participou do segundo show fazendo a mesma função, só guarda o registro na memória. "Ensaiei, fiz aula [...] Mas minha não tem uma imagem, uma foto, absolutamente nada a não ser a minha memória", lamenta Junior, que sempre foi muito fã de Michael Jackson.

Salvando Sandy em Com Você

O amor por Michael Jackson também foi expressado por Sandy e Junior quando eles regravaram um dos clássicos do The Jackson 5, I'll Be There. A versão em português, que ganhou o nome Com Você, exigia o tom infantil como o de Michael Jackson na época em que cantava com os irmãos. Um problema para Sandy, na época já com 11 anos. Quem salvou a irmã foi a segunda voz da dupla, Junior. "Na época que a gente foi gravar [Com Você] tem um agudo da música que a Sandy não estava conseguindo mais fazer porque ela já estava mais velha. Eu ainda era absolutamente criança e fui lá e disse: 'deixa pra mim'. Gravei todos os agudos da música. Todos os 'ie ie ie ie...'."

CD adiado

Mas não demoraria para que a mudança de voz de Junior também mudasse alguns planos. Quando ele tinha 12 anos e chegou na fase da puberdade, a mudança de voz adiou as gravações de um dos discos da dupla. "Cheguei no estúdio para gravar e não tinha o menor domínio da minha voz. Fiquei desesperado. Não conseguia cantar, não conseguia fazer nada. Aí teve que parar a gravação, eu fui pra fono, fiquei um mês fazendo fono para ter domínio da minha voz de novo. Teve que dar uma adiada na gravação para eu poder preparar a minha voz", conta, sem especificar qual foi o trabalho. Pela idade do cantor, é provável que a situação tenha acontecido entre Dig-Dig-Joy e Sonho Azul.

Reformas para turnês

Os shows de Sandy e Junior eram tão produzidos e grandiosos que algumas casas de show pelo Brasil tinham de ser reformadas antes de receber a dupla. "O show As Quatro Estações, da tour, tinha toda uma preparação. Às Vezes tinha que fazer uma reforma na casa para caber a estrutura. Para fazer frio, calor... Era uma coisa bastante de experiência para quem ia assistir", relembra. A experiência de um show de Sandy e Junior pode ser revivida por aqueles que conseguiram ingressos para a turnê Nossa História. 14 dos 15 shows confirmados estão esgotados. Oficialmente, ainda há ingressos apenas para o show de Manaus, em 13 de setembro. Mas vale a pena ficar de olho no site da Ingresso Rápido para lotes remanescentes de compras feitas online e não concluídas. O próximo show acontece em Fortaleza na sexta-feira, 19 de julho.