Topo

Como Homem de Ferro marca presença em Homem-Aranha: Longe de Casa

Pôster de Homem-Aranha: Longe de Casa - Reprodução
Pôster de Homem-Aranha: Longe de Casa Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

05/07/2019 04h00

Atenção! O texto abaixo contém spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa. Não leia caso não queira saber detalhes do enredo.

Peter Parker precisa fazer uma escolha em Homem-Aranha: Longe de Casa, que estreou ontem nos cinemas brasileiros: decidir se quer aproveitar a adolescência como um jovem comum ou tomar a responsabilidade de virar o herói que Tony Stark esperaria.

Nesta jornada de descobertas, Peter encontra-se cercado por "aparições" do seu mentor, que morreu em Vingadores: Ultimato, seja em uma cena do passado ou um grafite na parede. Mas o filme guarda algumas surpresas também.

Descubra a seguir os tributos ao Homem de Ferro em Homem-Aranha: Longe de Casa.

Homenagem aos que morreram em Ultimato

Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em cena de Vingadores: Ultimato - Reprodução - Reprodução
Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em cena de Vingadores: Ultimato
Imagem: Reprodução

Logo no início do filme temos um tributo aos heróis que não sobreviveram após os esforços feitos em Ultimato, caso de Viúva Negra e Homem de Ferro. O momento, ao mesmo tempo trágico, é carregado do humor presente no filme inteiro, colocando como trilha sonora I Will Always Love You, na voz de Whitney Houston.

A homenagem é feita pelos alunos do colégio de Peter, como parte de um jornal escolar. Tony aparece no início e no fim do vídeo, e é tratado como o maior salvador da humanidade na luta contra Thanos.

Nas paredes de Nova York

Peter Parker sente falta de Tony Stark em Homem-Aranha: Longe de Casa - Reprodução - Reprodução
Peter Parker sente falta de Tony Stark em Homem-Aranha: Longe de Casa
Imagem: Reprodução

Ainda no começo de Longe de Casa, Peter aparece como Aranha no evento especial organizado por Tia May para arrecadar dinheiro para os desabrigados. Após ser bombardeado por perguntas sobre como ele faria para ser o "novo" herói da Terra, o adolescente sobe na cobertura do prédio para tomar um ar.

Assim que ele chega no terraço, vê um gigantesco grafite na parede, como um outdoor, com a imagem do Homem de Ferro e sua armadura, na clássica pose de super-herói. O garoto começa a chorar de saudade de Tony, mas também por pensar na pressão que agora repousa em seus ombros.

Lenda pelo mundo

Desenho do Homem de Ferro na parede - Reprodução - Reprodução
Desenho do Homem de Ferro na parede
Imagem: Reprodução

Os professores de Peter organizam uma viagem para a Europa, e em todo canto podemos ver referências aos Vingadores, independente de qual país as crianças estejam.

Assim que chega a Veneza (Itália), o protagonista vê uma escadaria em que um Homem de Ferro aparece em uma das paredes, com velas, flores e quadros. A espécie de santuário para Tony Stark é mais um lembrete da importância do herói para a humanidade e como ele virou uma figura mística.

Zumbi de ferro?

Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) - Reprodução - Reprodução
Homem de Ferro (Robert Downey Jr.)
Imagem: Reprodução

Em um dos momentos mais tensos do filme, Homem-Aranha está nas mãos de Mysterio. Ele está sofrendo com as ilusões criadas pelo vilão, que sabe brincar com o psicológico do menino, falando que ele é fraco e uma decepção para seu mentor.

De repente, o herói se encontra em um cemitério e uma mão metálica surge de debaixo da terra. Um Homem de Ferro "zumbi", todo grotesco, com o traje quebrado e sujo, sai da terra para atacar o Aranha, que fica desesperado e tenta fugir.

Mesmo sendo apenas uma ilusão, a cena é assustadora e totalmente real para o adolescente, que neste ponto ainda não sabe completamente como dominar os poderes de seu novo inimigo.