Vilão na HQ, herói no filme? Quem é o Mysterio de Homem-Aranha: Longe de Casa
Homem-Aranha: Longe de Casa, que chega amanhã aos cinemas, marca a estreia nas telonas de um velho conhecido dos quadrinhos: Mysterio.
Nos gibis, ele é um vilão. Mas o que vimos nos teasers e trailers do filme é que o personagem interpretado por Jake Gyllenhaal também pode ser uma espécie de herói que está na Terra para ajudar Homem-Aranha e Nick Fury. Afinal, ele também é um dos convocados por Fury para derrotar os Elementais. Afinal, quem é esse personagem misterioso?
Conheça mais sobre o personagem novato do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).
Atenção! O texto abaixo contém spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa
Criação
Mysterio é um supervilão criado pelos mestres Stan Lee e Steve Ditko, os "pais" do Homem-Aranha. A primeira aparição dele foi em The Amazing Spider-Man #13, em junho de 1964. O personagem tem como identidade original Quentin Beck, um dublê e especialista em efeitos especiais que usa de suas habilidades para confundir o Aranha.
Ele virou um vilão recorrente nos quadrinhos originais do herói da Marvel, aliando-se também ao Sexteto Sinistro, o grupo malvado formado por ele ao lado de Doutor Octopus, Electro, Kraven, Homem Areia e Abutre.
Poderes
Com seu traje verde formado por uma capa roxa e um aquário na cabeça, Mysterio é um mestre na arte de enganar seus adversários a partir de ilusões que juntam a fantasia com a realidade, parecendo muitas vezes que ele apresenta uma natureza sobrenatural.
Nos quadrinhos, ele traz uma série de recursos que o auxiliam com suas ilusões, caso de um gás que interrompe o Sentido Aranha, o ácido que derrete a teia do herói e ainda armas como lasers.
Mysterio também já foi a alcunha de outros personagens, caso de Daniel Berkhart, ex-companheiro de cela de Quentin que usou o traje especial para tentar derrotar o Teioso e falhou assim como seu amigo. Outro exemplo é Francis Klum, um mutante com o poder de tele-transportar e de dominar o corpo de outras pessoas.
O mais perto que Mysterio chegou de derrotar o seu arqui-inimigo foi em The Amazing Spider-Man #24, de 1965, quando ele cria uma identidade falsa e hipnotiza o Aranha. Assim que ele está prestes a retirar a máscara do herói, o editor-chefe J. Jonah Jameson, do Clarim Diário, o interrompe.
Com Demolidor
Mysterio foi deixado de lado pela Marvel por um tempo até voltar no hit Demolidor: Diabo da Guarda, saga desenvolvida por Kevin Smith e Joe Quesada em 1998. Matt Murdock encontra-se manipulado por um inimigo e passa a acreditar que o anticristo voltou no corpo de uma menina.
Todas as ilusões foram criadas por Mysterio para tentar fazer de Demolidor um fantoche na eterna luta do vilão contra o Aranha.
Fora dos quadrinhos
O ilusionista apareceu em praticamente todas as animações do Homem-Aranha desde a década de 1960, incluindo a clássica série dos anos 90. Ele também esteve em videogames do herói, mas sua primeira aparição em filme será apenas agora.
E não foi por falta de tentativa. Boatos de Hollywood indicam que Sam Raimi, diretor da primeira trilogia do Homem-Aranha nas telonas, teria Mysterio como o grande antagonista do quarto capítulo. O personagem seria interpretado por Bruce Campbell, mas o longa acabou não saindo do papel.
MCU
O Universo Marvel decidiu mudar por completo o Mysterio nos cinemas.
O personagem é de outro universo e surge para ajudar o Homem-Aranha a derrotar os Elementais. Ele conta a Nick Fury e a Peter Parker que o estalar de dedo de Thanos na saga Vingadores criou um multiverso, e que ele está disposto a derrotar as novas ameaças.
Com a morte de Homem de Ferro, Peter precisa lidar com as novas responsabilidades: será que ele consegue carregar o legado do seu mentor? Enquanto está dividido entre ser um adolescente e um herói, Quentin Beck pode ser um símbolo de segurança.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.