• ENTRE
Topo

Por que o Homem de Ferro tinha tanto medo do Batman em 2008

Robert Downey Jr. em Homem de Ferro (2008) e Christian Bale em The Dark Knight (2008) - Divulgação
Robert Downey Jr. em Homem de Ferro (2008) e Christian Bale em The Dark Knight (2008) Imagem: Divulgação

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

30/06/2019 04h00

O ano era 2008. O mundo dos super-heróis no cinema ganharia dois filmes importantes: Homem de Ferro, de Jon Favreau; e Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. Hoje, mais de dez anos depois, nós já sabemos como o universo cinematográfico da Marvel se expandiu e atingiu marcas históricas, mas o receio da aposta ainda imperava naquela época.

A revelação foi feita durante o programa The Chef Show, da Netflix, dirigido e protagonizado pelo próprio Favreau. No reality, o cineasta mostra sua amizade com o cozinheiro Roy Choi, surgida durante o processo de criação do filme Chef, de 2014.

Continua após publicidade

No segundo episódio, enquanto se esbalda em um restaurante em Atlanta, Jon Favreau recebe Robert Downey Jr., Kevin Feige, os irmãos Russo e Tom Holland para um bate-papo sobre comida, e claro, Vingadores.

Tom Holland, Jon Favreau e Robert Downey Jr. em cena de The Chef Show - Reprodução - Reprodução
Tom Holland, Jon Favreau e Robert Downey Jr. em cena de The Chef Show
Imagem: Reprodução

"Batman era tudo. Era o mundo do Batman. Mesmo no auge do nosso sucesso, ainda estávamos em segundo lugar", explicou Favreau, citando o sucesso que Batman Begins havia feito em 2005.

Com Homem de Ferro pronto para estrear, havia um receio de ser esmagado pela expectativa de O Cavaleiro das Trevas, que, além de ser a sequência de um filme de sucesso, criava toda a mística com a atuação de Heath Ledger, que morreu no início daquele ano, como Coringa.

"Não é que queríamos estrear duas semanas depois. Queríamos lançar em outra estação", disse Downey Jr., sobre o temor de ter o filme do Homem de Ferro ofuscado pelo herói da DC.

No fim das contas, Homem de Ferro saiu antes, em abril, e acabou com a bilheteria de US$ 585 milhões. Batman: O Cavaleiro das Trevas foi lançado em julho e somou mais de US$ 1 bilhão em ingressos.

"Quando vai passar a moda?"

Kevin Feige, o chefão da Marvel, ainda explica mais sobre o contexto da época, onde o mercado dos filmes de super-heróis ainda engatinhava. "Se o filme fosse um sucesso, talvez a gente pudesse fazer outro", disse o executivo.

E deu certo.

Assista ao trailer de The Chef Show

UOL Entretenimento

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

publicidade