Por que o Homem de Ferro tinha tanto medo do Batman em 2008
O ano era 2008. O mundo dos super-heróis no cinema ganharia dois filmes importantes: Homem de Ferro, de Jon Favreau; e Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. Hoje, mais de dez anos depois, nós já sabemos como o universo cinematográfico da Marvel se expandiu e atingiu marcas históricas, mas o receio da aposta ainda imperava naquela época.
A revelação foi feita durante o programa The Chef Show, da Netflix, dirigido e protagonizado pelo próprio Favreau. No reality, o cineasta mostra sua amizade com o cozinheiro Roy Choi, surgida durante o processo de criação do filme Chef, de 2014.
No segundo episódio, enquanto se esbalda em um restaurante em Atlanta, Jon Favreau recebe Robert Downey Jr., Kevin Feige, os irmãos Russo e Tom Holland para um bate-papo sobre comida, e claro, Vingadores.
"Batman era tudo. Era o mundo do Batman. Mesmo no auge do nosso sucesso, ainda estávamos em segundo lugar", explicou Favreau, citando o sucesso que Batman Begins havia feito em 2005.
Com Homem de Ferro pronto para estrear, havia um receio de ser esmagado pela expectativa de O Cavaleiro das Trevas, que, além de ser a sequência de um filme de sucesso, criava toda a mística com a atuação de Heath Ledger, que morreu no início daquele ano, como Coringa.
"Não é que queríamos estrear duas semanas depois. Queríamos lançar em outra estação", disse Downey Jr., sobre o temor de ter o filme do Homem de Ferro ofuscado pelo herói da DC.
No fim das contas, Homem de Ferro saiu antes, em abril, e acabou com a bilheteria de US$ 585 milhões. Batman: O Cavaleiro das Trevas foi lançado em julho e somou mais de US$ 1 bilhão em ingressos.
"Quando vai passar a moda?"
Kevin Feige, o chefão da Marvel, ainda explica mais sobre o contexto da época, onde o mercado dos filmes de super-heróis ainda engatinhava. "Se o filme fosse um sucesso, talvez a gente pudesse fazer outro", disse o executivo.
E deu certo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.