Topo

Terror

Tudo o que você precisa saber sobre filmes, séries e livros de horror


Morre Édith Scob, estrela do clássico Os Olhos Sem Rosto, aos 81

Édith Scob em cena de Os Olhos Sem Rosto - Divulgação/IMDb
Édith Scob em cena de Os Olhos Sem Rosto Imagem: Divulgação/IMDb

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

26/06/2019 13h59

A atriz Édith Scob, conhecida por estrelar o clássico do terror Os Olhos Sem Rosto, morreu hoje aos 81 anos. O assessor da francesa confirmou a notícia para a AFP, e a morte foi repercutida pelo jornal "The Guardian".

Os Olhos Sem Rosto foi apenas o segundo papel de Scob nos cinemas. Lançado em 1960, o filme de Georges Franju trouxe a atriz interpretando a filha de um médico famoso, que passa por várias cirurgias após o seu rosto ser desfigurado.

Édith Scob em 2012, em evento para promover o filme Holy Motors - Divulgação/IMDb
Édith Scob em 2012, em evento para promover o filme Holy Motors
Imagem: Divulgação/IMDb

Scob passa boa parte do filme usando bandagens ou uma máscara que deixa apenas o seus olhos visíveis. Sua performance misteriosa conquistou a imaginação do público e dos críticos, e a atriz se tornou presença constante no cinema francês.

Entre seus trabalhos mais famosos, destaque para A Via Láctea (1969, de Luís Buñuel), Instituto de Beleza Vênus (1999, de Tonie Marshall), O Pacto dos Lobos (2001, de Christophe Gans) e O Que Está Por Vir (2016, de Mia Hansen-Løve).

Com o diretor Leos Carax, trabalhou em Os Amantes de Pont-Neuf (1991) e Holy Motors (2012). Neste último filme, pelo papel da motorista de limusine Céline, foi indicada pela segunda vez ao César, o Oscar da indústria francesa (a primeira foi por Horas de Verão, em 2009).

Mais Terror