Topo

João Doria autoriza criação da "semana do axé" em São Paulo

13.mai.2019 - O governador de São Paulo João Doria após almoço no Bank of America, em Nova York - Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress
13.mai.2019 - O governador de São Paulo João Doria após almoço no Bank of America, em Nova York Imagem: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

17/06/2019 19h42

O governador do estado de São Paulo, João Doria, promulgou uma lei que estabelece a criação da "semana do axé", que entrará para o calendário paulista oficial e ocorrerá todos os anos sempre na segunda semana de julho.

A medida foi publicada na edição deste sábado (15) do Diário Oficial. Com título de "Um Axé para Vida", a comemoração resulta dodo projeto de lei nº 510, apresentado em 2018 pela deputada estadual Clélia Gomes (Avante).

Segundo a parlamentar, que cita diversos artistas do gênero, ideia é celebrar o gênero baiano e resgatar a origem da palavra, ligada às religiões africanas, combatendo assim a intolerância no meio.

"Axé significa poder, energia ou força presente em cada ser. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás", diz o texto do projeto.

"O axé conquistou o Brasil e consagrou grandes nomes no panorama musical brasileiro e internacional, como por exemplo, as cantoras baianas Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes."

Ainda segundo Clélia Gomes, "nada mais justo, portanto, que haja uma semana de comemoração e conscientização ao tão discutido 'axé', cujo evento, por certo, trará novos conhecimentos à população sobre as origens das religiões de matrizes Africanas."

Os eventos que farão parte da programação da primeira "semana do axé" ainda não foram divulgados.