Criador da série Chernobyl pede que turistas respeitem o local no Instagram
Cena da série Chernobyl, da HBO
Imagem: ReproduçãoCraig Mazin, criador da série da HBO, Chernobyl, postou ontem no Twitter um recado para os turistas que resolveram visitar a Zona de Exclusão de Chernobyl após assistirem à série.
"É maravilhoso que #ChernobylHBO tenha inspirado uma onda de turismo para a Zona de Exclusão. Vi as fotos por aí. Se você visitar, lembre-se que uma terrível tragédia ocorreu por lá. Comportem-se com respeito por todos os que sofreram e se sacrificaram", escreveu.
Boa parte das visitas ocorreram na cidade de Pripyat, na Ucrânia, vizinha à fábrica, que viu seu turismo aumentar em 30% a 40% desde que a série entrou no ar.
Muitos visitantes, no entanto, estão usando o cenário devastado para fazerem fotos inapropriadas, até ensaios sensuais. A cidade abriu para o turismo apenas em 2011 e só pode ser acessada por meio de uma excursão licenciada.
4 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Tinha 13 anos quando ocorreu o acidente em abril de 1986. Me lembro das notícias vagas sobre uma nuvem radioativa sobre a Suíça e outros países do norte da Europa. Me lembro no noticiário sobre os Eua e governo Europeus exigindo que a antiga União Soviética informasse de forma concreta o quê havia ocorrido. Depois disso, começou o pânico no mundo todo. Por fim, a União Soviética, rendida aos fatos, depois de alguns dias, finalmente comunicou ao mundo sobre a gravidade do acidente. As imagens eram terríveis. No Brasil, ficamos com medo da radiação chegar até a América do Sul. Só quem viveu sabe como foi.
Bom...tem doido pra tudo, esse lugar ainda exibe níveis de radiação bem altos, a exposição prolongada a radiação pode trazer sérios problemas, e é praticamente uma cidade fantasma, as coisas estão lá exatamente como foram deixadas há 33 anos atrás no dia do acidente, então não é uma visita que eu gostaria de fazer, é um local mórbido, frio, a noite então...eu não iria nem a pau Juvenal...kkkkkk