Topo

João Gilberto aparece em foto rara com família em aniversário de 88 anos

João Gilberto completou 88 anos com a família e neta Sofia, em seu colo; à esq., a nora Adriana Magalhães e, à dir., Alice, filha de Adriana - Reprodução/Facebook
João Gilberto completou 88 anos com a família e neta Sofia, em seu colo; à esq., a nora Adriana Magalhães e, à dir., Alice, filha de Adriana Imagem: Reprodução/Facebook

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

11/06/2019 14h16

Recluso há anos, sem aparecer em shows e nem mesmo em fotografias, João Gilberto completou 88 anos ontem com a família em uma comemoração caseira no Rio de Janeiro. Uma das "organizadoras" da festança foi Sofia, a neta de 3 anos do músico, que preparou brigadeiros para o avô.

No domingo (9), a nora, Adriana Magalhães Oliveira, e Sofia passaram todo o dia com João em uma comemoração prévia do aniversário, que, segundo ela, estava bem e contente. Adriana é casada com João Marcelo Gilberto, filho mais velho do músico, meio-irmão de Bebel Gilberto.

"Almoçamos e jantamos juntos, cantamos parabéns várias vezes. Ele estava feliz", contou Adriana ao UOL.

Em seu perfil no Facebook, Adriana homenageou o mestre da bossa nova com uma publicação sobre o encontro.

Sofia Gilberto, 3 anos, e travessa de brigadeiro para o avô, João Gilberto - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Sofia Gilberto, 3 anos, preparou brigadeiros para avô
Imagem: Reprodução/Facebook
"Ontem em sua casa ele [João] falou pra mim, para Alice [filha de Adriana de uma união anterior] e para Sofia: 'uma sorte a gente ter se encontrado nesses universos todos'", publicou.

Há décadas recluso, João não dá entrevistas e não recebe ninguém em casa, a não ser familiares. Desde o ano passado, ele está sob interdição parcial, ou seja, não pode viver a plenitude de seus atos e direitos. A filha Bebel move desde 2017 um processo de interdição do pai, motivada pela idade avançada e pela precária situação financeira em que vive -ele chegou a ser despejado do apartamento em que vivia no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, por dever anos de aluguel.

Em abril do ano passado, de acordo com uma reportagem do "Estadão", a Justiça autorizou o arrombamento do apartamento onde João vivia, no Leblon, acatando requerimento de Bebel para verificar o estado de saúde do músico e para que ele pudesse ser citado formalmente no processo de interdição. A ação tinha o objetivo de afastar Cláudia Faissol, ex-companheira do músico, do controle da vida de João. O caso corre em segredo de justiça na 5ª Vara de Órfãos e Sucessões do Rio.

João Gilberto, 88 anos, e a neta, Sofia Gilberto, de 3 anos - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
João Gilberto, 88 anos, e a neta, Sofia, de 3 anos
Imagem: Reprodução/Facebook