Topo

Após hackers ameaçarem banda, Radiohead lança 18h de sessões do "OK Computer"

A banda britânica Radiohead se apresenta no Soundhearts Festival, no Allianz Parque, em São Paulo - Simon Plestenjak/UOL
A banda britânica Radiohead se apresenta no Soundhearts Festival, no Allianz Parque, em São Paulo Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

11/06/2019 09h22

O Radiohead não tem medo de hackers. Essa foi a mensagem passada pelo músico Jonny Greenwood ao lançar para download 18 horas de material inédito que foi roubado dos arquivos de Thom Yorke, que registram a banda em estúdio nas gravações de "OK Computer", disco de 1997.

O "disco" vai ficar disponível pelos próximos 18 dias na página oficial do Radiohead no Bandcamp. É possíve baixá-lo por 18 libras esterlinas (R$ 88). Os lucros do lançamento vão para o grupo ativista Extinction Rebellion, que protesta contra o descaso dos governos em relação ao aquecimento global.

"Nós fomos hackeados na semana passada", explicou Greenwood em um comunicado, segundo o site da Pitchfork. "Alguém roubou um arquivo de Thom, da época do 'OK Computer', e pediu que pagássemos US$ 150.000 para que ele devolvesse o material".

"Ao invés de reclamar ou ignorar o pedido, vamos lançar todas as 18 horas de gravação no Bandcamp, para ajudar a Extinction Rebellion. Por 18 libras você pode descobrir se a gente deveria ter pago o que o hacker nos pediu", comentou ainda o músico.

"Nunca pretendemos que essas gravações fossem liberadas para o consumo do público (embora alguns clipes já tenham sido lançados na reedição especial de 'OK Computer'). Não é tão interessante, sendo sincero", brincou ainda. "É muito longo. Está chuvoso hoje, né?"