Topo

Loja de discos mais antiga do mundo bane Morrissey após apoio à extrema-direita

O cantor Morrissey  - Reprodução
O cantor Morrissey Imagem: Reprodução

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

22/05/2019 21h18

A Spillers Records, fundada em 1894 em Cardiff, País de Gales, e conhecida como a loja de discos mais antiga do mundo, baniu os discos do cantor Morrissey, ex-Smiths, após ele declarar apoio ao For Britain Movement, partido de extrema-direita britânico fundado pela ativista anti-islâ Anne Marie Waters.

A informações foi publicada no site galês WalesOnline. "Estou triste, mas me desculpe, me desculpe", afirmou Ashli Todd, proprietária da Spillers.

O último capítulo da polêmica aconteceu na semana passada, quando Morrissey se apresentou no programa do apresentador Jimmy Fallon usando um bóton do For Britain Movement. Antes disso, ele já havia sido criticado por usar o mesmo adereço em shows em Nova York.

Morrissey já afirmou que o nazismo é um movimento de esquerda e, desde o ano passado, tem se manifestado abertamente em favor do For Britain, cujas ideias costumam ser classificadas de nazistas e racistas por imprensa e opositores.

"Tenho acompanhado um novo partido chamado For Britain, liderado por Anne Marie Waters. É a primeira vez em minha vida que votarei em um partido político. Finalmente, tenho esperança. Acho que a mudança constante entre os partidos Tory e Trabalhista no poder não tem sentido", afirmou ele em entrevista.