Topo

GoT: Veja ajustes na TV para se livrar da escuridão da Batalha de Winterfell

Divulgação
Imagem: Divulgação

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

02/05/2019 12h55

A Batalha de Winterfell foi responsável pela maior audiência de "Game of Thrones" e deu o que falar pela escuridão do episódio, que posteriormente foi defendida pelo diretor de fotografia da série da HBO. Caso você queira assistir novamente ao episódio para ter certeza de que não perdeu nenhum detalhe no meio das penumbras da luta, existem alguns detalhes da configuração da sua TV que podem ser ajustados para "melhorar" essa situação.

Resolução e compressão

Esta é uma questão que foge totalmente do controle dos telespectadores. Em termos leigos, as produtoras das séries e filmes entregam arquivos bem definidos e com resoluções altíssimas para as operadoras de TV. O que acontece é que estes serviços precisam comprimir estes episódios para ter uma transmissão estável. Como bem aponta o IndieWire, alguns serviços fazem essa tarefa melhor que os outros. Quando o assunto é streaming, isso pode piorar ainda mais as coisas. Se você assiste no computador, por exemplo, uma solução para diminuir essa diferença de conexão é optar por um cabo de rede ligado diretamente ao roteador em vez do Wi-Fi, mas isso não mudará muito o cenário se a operadora de TV estiver transmitindo a série em uma compressão de baixa qualidade.

Ajustes na TV e no seu cômodo

Aí são várias possibilidades para melhorar sua experiência. As configurações dos aparelhos são diferentes: elas variam de acordo com modelo, marca, lote, etc. Fique atento para checar se os ajustes estão feitos para o quarto escuro ou com muita claridade. Veja também se há algum tipo de iluminação causando reflexos na tela, com a luz da janela ou algum tipo de lâmpada com iluminação pouco difusa.

As TVs mais modernas também têm ajustes já guardados em sua memória. Vale procurar por essas configurações, que geralmente se chamam "cinema", "esportes", "jogos", até encontrar uma que seja melhor para o episódio.

Se você quiser explorar outras possibilidades manualmente, isso certamente irritará o diretor de fotografia da HBO, mas você poderá ver algumas cenas com mais detalhes. A principal configuração é aumentar o brilho da TV e diminuir o contraste. Esta segunda opção deverá reduzir a diferença entre os tons claros e escuros, que deixará a cena próximo dos tons pastéis, mas algumas imagens surgirão da escuridão de Winterfell.

No caso de um computador, estas configurações podem ficar ainda mais avançadas com os monitores: procure os ajustes de gama, que irão mudar a relação entre todos os tons exibidos. De qualquer forma, vale dar uma fuçada em todos os ajustes para buscar uma configuração um pouquinho mais clara para quem quiser assistir novamente ao capítulo.