Topo

Como Dave Grohl deu "ajudinha" para o The Struts vir ao Brasil

O grupo britânico The Struts, que se apresenta no Lollapalooza São Paulo - Divulgação
O grupo britânico The Struts, que se apresenta no Lollapalooza São Paulo Imagem: Divulgação

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

03/04/2019 04h00

Um quarteto britânico inspirado no rock n'rolll clássico, riffs grudentos e um vocalista performático. A história do The Struts se confunde com muitas outras bandas de rock, mas os caras de Derby, na Inglaterra, têm várias peculiaridades em sua curta e intensa trajetória. A caminho do Brasil para tocar no Lollapalooza no domingo (7), o guitarrista Adam Slack conversou por telefone com o UOL sobre a ascensão do grupo.

Líder do The Struts canta "Under Pressure" com o Foo Fighters

UOL Entretenimento

Apadrinhados pelo Foo Fighters

Uma das bandas que abraçou o The Struts foi o grupo liderado por Dave Grohl, que os convidou para tocar em vários shows nos Estados Unidos. "É uma grande honra dividir o palco com lendas. O Foo Fighters nos levou em uma turnê com eles e essa uma experiência incrível e de muito aprendizado", disse Slack. O grupo também já tocou com Rolling Stones e Guns N'Roses desde então. "É algo surreal, na verdade. São pessoas que nós vemos tocar desde que éramos pequenos".

Sucesso nos EUA antes da terra natal

A banda estourou nas rádios de rock nos Estados Unidos muito antes de virar sensação em seu próprio país. Estranho, não? O próprio guitarrista explica que esta inversão tem tudo a ver com a banda por ser tão "não convencional" como eles. "Eu penso que quando começamos nós só queríamos fazer algo para nós mesmos. Nós nos inspiramos em bandas como T-Rex, Slade e claro, David Bowie, Queen e Rolling Stones. Não encaramos como sucesso tocar em rádios pop ou estar no mainstream", continuou.

Adam Slack e Luke Spiller, do grupo The Struts - Sergione Infuso/Corbis via Getty Images - Sergione Infuso/Corbis via Getty Images
Adam Slack e Luke Spiller, do grupo The Struts
Imagem: Sergione Infuso/Corbis via Getty Images

Sabe quem falou bem do Brasil? Começa com Dave e termina com Grohl

Os Foo Fighters conhecem bem o Brasil e também o Lollapalooza, festival em que foram headliners em 2012. Dave Grohl, inclusive, recomendou que o The Struts fizesse uma turnê por aqui quando possível. "Sempre nos falam da América do Sul. O Dave já havia nos dito que era um dos melhores lugares do mundo para se tocar", disse. "Ficamos empolgados quando nosso empresário nos contou".

Show à parte de Luke Spiller

O guitarrista Adam Slack não quis entregar de cara o que o quarteto mostrará no Lollapalooza, onde sobe ao palco principal no domingo (7). "Nós não gostamos de pensar muito antes no nosso setlist", explicou. Mas esteja pronto para ver uma performance memorável de Luke Spiller. Comparado muitas vezes com Freddie Mercury, o cantor tem uma voz marcante, usa figurinos brilhantes e sabe conduzir uma apresentação de rock como poucos. O repertório certamente contemplará os dois discos do quarteto: "Everybody Wants" (2014) e "Young & Dangerous" (2018). "Com certeza vamos nos esforçar para fazer o nosso melhor show. Sempre foi um sonho nosso e estamos muito ansiosos".