Topo

A vez em que Thanos foi derrotado pela heroína mais estranha da Marvel

Thanos (Josh Brolin) em cena de "Vingadores: Guerra Infinita" - Reprodução
Thanos (Josh Brolin) em cena de "Vingadores: Guerra Infinita" Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

24/03/2019 04h00

Thanos pode aparecer todo poderoso no cinema em "Vingadores: Guerra Infinita" e no vindouro "Vingadores: Ultimato", mas o Titã Louco já sofreu maus bocados nos quadrinhos da Marvel.

Por incrível que pareça, o vilão já foi derrotado por ninguém menos que uma das heroínas mais estranhas da editora, a Garota Esquilo -- e olha que ela conseguiu o que Thor, Hulk, Capitão América e Homem de Ferro jamais chegaram perto nas telonas.

O caso em questão rolou em "Eggnog, Toilet Paper, & Peace On Earth", um pedaço da compilação natalina "Great Lakes Avengers Special #1" (2006), uma série de paródias que não tinham ligação com o Universo Marvel. O enredo mostra a protagonista e seu esquilo de estimação, Tippy-Toe, em uma missão para pegar gemada e papel higiênico para uma festa.

De repente, a heroína se encontra no meio de uma ação da S.H.I.E.L.D. e ajuda a agência. O espião Dum Dum Dugan a elogia pelo trabalho e relembra grandes vilões que ela já tinha derrotado, como Doutor Destino, Mandarim e Giganto.

Thanos e Garota Esquilo na HQ "Great Lakes Avengers Special #1" (2006) - Reprodução - Reprodução
Thanos e Garota Esquilo na HQ "Great Lakes Avengers Special #1" (2006)
Imagem: Reprodução

A Garota Esquilo, então, é convidada a trabalhar para a S.H.I.E.L.D., mas nega a oportunidade e volta para a festa com a gemada apenas. Como esqueceu sua outra compromisso, ela volta para pegar o papel higiênico e então encontra ninguém menos que Thanos no caminho.

O Titã aparece após sua nave aterrissar na Terra. Ele já chega anunciando que quer dominar toda a população mundial, mas esse não será o seu dia. No quadrinho seguinte, Thanos aparece derrotado e a Garota Esquilo limpa as mãos após realizar seu trabalho.

Uatu, o Vigia confere se o vilão realmente está morto e se admira: "Derrotando Thanos, você salvou o multiverso. Com meu senso cósmico, posso confirmar que este é, de fato, o verdadeiro Thanos, e não um robô ou clone".

Teorias

Diversos fóruns espalhados pela internet de fãs da Marvel já discutiram como que isso foi acontecer, já que o quadrinho não dá pistas de como a heroína derrubou o Titã. Ninguém sabe muito bem a resposta, mas sempre apontam que, apesar de parecer frágil, Garota Esquilo é na verdade uma personagem muito forte.

Garota Esquilo derrota Thanos nos quadrinhos - Reprodução - Reprodução
Garota Esquilo derrota Thanos nos quadrinhos
Imagem: Reprodução

A heroína foi criada em 1991 por Will Murray e Steve Ditko e seu nome é Doreen Allene Green. Quando tinha 10 anos, ela descobriu que conseguia se comunicar com esquilos e, após sofrer uma mutação genética, a personagem garantiu habilidades iguais as dos roedores -- como uma proeminente cauda felpuda.

Seus poderes: ela consegue se comunicar com os esquilos (óbvio); tem uma ligação provavelmente empática com seus animais de estimação; possui força, resistência, velocidade e reflexo sobre-humanos; olfato mais apurado; garras retráteis nas mãos e nos pés; dentes salientes que esmagam madeira, visão noturna e cauda espessa.

Há quem diga que a heroína comandou seu exército de esquilos para derrotar Thanos e muitos nem ficaram surpresos com o resultado final da luta. Afinal, ela já derrotou Doutor Destino duas vezes, um dos vilões mais poderosos dos quadrinhos.

A ideia mais mencionada é que Thanos foi arrogante ao ver sua oponente e não imaginou que a Garota Esquilo conseguisse juntar força e inteligência para derrotá-lo. Por fim, o Titã Louco acabou percebendo que para ser forte não basta ser musculoso ou truculento.

Será que os Vingadores precisarão de Garota Esquilo para derrotar Thanos no cinema? "Vingadores: Ultimato" estreia no Brasil no dia 25 de abril.