Topo

Morre John Carl Buechler, diretor de "Sexta-Feira 13" e "Troll", aos 66

John Carl Buechler - Divulgação/IMDb
John Carl Buechler Imagem: Divulgação/IMDb

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

18/03/2019 18h27

O diretor e artista de efeitos especiais John Carl Buechler morreu hoje após luta contra o câncer de próstata. A morte do cineasta, que tinha 66 anos, foi confirmada pelo amigo Ted Geoghan, organizador do evento Fantasia Film Festival, ao The Hollywood Reporter.

Admirado pelos fãs do terror, Buechler já havia construído reputação como um ótimo idealizador de efeitos especiais e maquiagens prostéticas para filmes como "Ghoulies" (1984) quando estreou na cadeira de diretor, em "Troll - O Mundo do Espanto" (1986).

Pouco depois, ele assumiria a direção de uma das maiores franquias de terror de todos os tempos, assinando "Sexta-Feira 13, Parte 7: A Matança Continua" (1988). Já em 1991, retornaria à série que fez sua fama ao dirigir "Os Ghoulies Vão ao Colégio".

Como artista de efeitos especiais, Buechler ainda criaria visuais inesquecíveis para "A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos" (1988), "Halloween 4: O Retorno de Michael Myers" (1988) e "Indiana Jones e a Última Cruzada" (1989), entre outros.

No mês passado, a mulher do cineasta, Lynn Buechler, começou uma campanha no site Go Fund Me para ajudar no tratamento do marido. A família conseguiu arrecadar US$ 40 mil com doações dos fãs.