Morre aos 81 anos Dick Dale, pai da surf music e autor de hit de "Pulp Fiction"
Morreu aos 81 anos o guitarrista Dick Dale, considerado o pai da surf music. O músico morreu ontem à noite, confirmou o baixista Sam Bolle ao "The Guardian". A causa ainda não foi revelada.
Nascido Richard Anthony Monsour em Boston, nos Estados Unidos, o músico era conhecido como "king of surf guitar", nome que batizou seu segundo disco, lançado em 1963.
Dick Dale ficou conhecido por misturar as guitarras com a sonoridade do mar, inspirado pelo surfe do sul da Califórnia, para onde se mudou no final dos anos 50. Por lá, se apresentava para surfistas na praia, criando o gênero conhecido hoje como surf music.
Um de seus maiores sucessos é "Misirlou", de 1962. A adaptação de uma clássica canção grega ganhou ainda mais sucesso quando em 1994 Quentin Tarantino a usou na abertura do filme "Pulp Fiction", clássico do cinema.
Dick Dale era muito próximo de Leo Fender, fundador da fábrica de guitarras Fender. Ele ajudou o amigo a desenvolver o modelo Fender Stratocaster e o amplificador Fender 85. Por isso, também ficou conhecido como o pai do heavy metal por ter criado um forma de ampliar o som da guitarra.
Seu som inspirou grandes nomes da música como The Beach Boys, Jimi Hendrix, Eric Clapton, Eddie Van Halen e até mesmo Elvis Presley.
O guitarrista esteve no Brasil em 1997 para uma série de shows e chegou a dar uma entrevista à Folha de S.Paulo. "Não toco surf music, toco 'dick music"', disse Dale na época, destacando o fato de que a sua música embalava festas praianas por mera circunstância.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.