Topo

A volta de Sandy & Junior: 5 hits fundamentais pra entender o sucesso da dupla

Sandy e Junior fizeram parcerias esporádicas desde 2007, quando anunciaram o fim da dupla - Manuela Scarpa/Brazil News
Sandy e Junior fizeram parcerias esporádicas desde 2007, quando anunciaram o fim da dupla Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

13/03/2019 13h10

Para quem não viveu os anos 90, pode ser difícil entender o tamanho da comoção que envolve a reunião da dupla Sandy & Junior. Os cantores, que convocaram uma coletiva de imprensa para hoje, devem anunciar uma série de shows para celebrar seus 30 anos de carreira.

Separamos aqui cinco canções fundamentais para entender o sucesso de Sandy & Junior.

"Maria Chiquinha"

Com programas musicais de calouros, hoje é totalmente comum vermos crianças cantando e nos emocionando na TV. Mas em 1989, Sandy e Junior, até então apenas os filhos do sertanejo Xororó, aos 6 e 5 anos de idade, respectivamente, deram um show de fofura ao interpretar a canção. Vamos deixar de lado o fato da letra da música terminar com o personagem Genaro ameaçando cortar a cabeça de Chiquinha, mas naquela época isso divertida o público, como vemos no vídeo. A faixa está no seu álbum de estreia, "Aniversário do Tatu", de 1991.

"A Resposta da Mariquinha"

Em 1992 veio o álbum "Sábado à Noite" com canções escritas por Xororó e algumas versões. A segunda faixa do álbum se tornou seu single mais famoso. "A Resposta da Mariquinha" tem um refrão grudento que demorou anos para sair de nossas cabeças. O clipe abaixo ainda conta com a participação de outra dupla icônica: Mickey e Minnie.


"Dig-Dig-Joy"

Desde o primeiro lançamento em 1991 até "Sonho Azul" em 1997, Sandy e Junior lançaram um disco por ano. Em 1996, emplacaram o álbum "Dig-Dig-Joy" e o hit de mesmo nome. Esta fase marca a transição da dupla de artistas mirins para ídolos teen.

"As Quatro Estações"

A faixa dá nome ao oitavo álbum de estúdio da dupla, lançado em 1999, e marca o auge de Sandy e Junior. Além da própria "As Quatro Estações", o disco ainda conta com "Imortal", "Vamô Pulá" e "Olha o que o Amor me Faz".

"Quando Você Passa (Turuturu)"

No início dos anos 2000, Sandy e Junior já eram fenômenos. Shows lotados, uma carreira repleta de hits e uma série que foi ao ar na TV Globo entre 1999 e 2002 com 175 episódios. A balada "Quando Você Passa (TuruTuru)" é sua faixa com mais plays no Spotify: 7,7 milhões. A canção marca mais uma transição de Sandy e Junior, deixando a adolescência para trás.