Topo

Morre Katherine Helmond, da sitcom oitentista "Who's the Boss?", aos 89

A atriz Katherine Helmond - Divulgação/IMDb
A atriz Katherine Helmond Imagem: Divulgação/IMDb

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

01/03/2019 16h04

A atriz Katherine Helmond, que marcou duas gerações de sitcoms da TV americana com papéis em "Soap" (1977-1981) e "Who's The Boss?" (1984-1992), morreu. A agência que a representava, APA, confirmou a notícia hoje para o "The Hollywood Reporter".

Helmond morreu no último dia 23 de fevereiro, em sua casa em Los Angeles, nos EUA. A atriz tinha 89 anos e lutava contra o Mal de Alzheimer.

Helmond venceu dois Globos de Ouro, um por cada uma das séries citadas, e foi indicada a sete Emmys, sem nunca ganhar a estatueta -- quatro por "Soap", dois por "Who's the Boss", e um por sua participação especial em outra sitcom, "Everybody Loves Raymond".

Em entrevista de 2008, ela confessou que sua predileção por comédias vinha de uma vida particular com pouca alegria. "Eu fui casada com alcoólatras, e eles me batiam. Por isso, meu agente me disse que não aguentaria me ver sofrendo ainda mais na televisão. Então tentamos uma sitcom", disse. 

Já no cinema, a aparição mais famosa da atriz é em "Brazil: O Filme", clássico de Terry Gilliam em que vive a mãe do protagonista, viciada em cirurgias plásticas. Na franquia "Carros", da Disney/Pixar, Helmond deu voz a Lizzie, um Ford T modelo 1923.

A atriz deixa o marido, David Christian, com quem está casada desde 1962. O casal não teve filhos.