Topo

Oscar


Como a favorita Judy Garland perdeu o Oscar de 1955 por "Nasce Uma Estrela"

Judy Garland e Lady Gaga atuando nos filmes "Nasce Uma Estrela", de 1954 e 2018 - Divulgação
Judy Garland e Lady Gaga atuando nos filmes "Nasce Uma Estrela", de 1954 e 2018 Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

22/02/2019 04h01

A indicação de Lady Gaga ao Oscar de melhor atriz por "Nasce Uma Estrela" não foi a primeira da personagem. Janet Gaynor e Judy Garland também foram indicadas na categoria nas duas primeiras versões cinematográficas da história. E a derrota de Garland para Grace Kelly é até hoje apontada como uma das maiores injustiças da história da premiação.

A versão de 1954 de "Nasce Uma Estrela" marcou o retorno de Judy Garland aos cinemas após quatro anos de ausência. Mas, de acordo com críticos e especialistas em Oscar, a juventude e a beleza de Grace Kelly pesaram na hora da decisão do prêmio.

Jovem e elegante

Judy Garland, por outro lado, sempre foi ridicularizada na adolescência por sua aparência. A conquista do estrelato logo na adolescência com o clássico "O Mágico de Oz", ao invés de ter sido uma bênção para a atriz, tornou-se um de seus grande tormentos.

Com a pressão de Hollywood por sucesso, ela sucumbiu às drogas, que lhe eram oferecidas para aguentar rotinas de trabalho extenuantes. Por anos, Garland manteve um contrato com a MGM, mas quando seu primeiro filme não deu lucro, o estúdio a demitiu.

É por isso que "Nasce uma Estrela" foi tão significativo naquele ano para Judy Garland. No entanto, Hollywood escolheu Grace Kelly por seu papel em "Amar é Sofrer".

Entre os críticos e especialistas em cinema, a escolha de Kelly teve a ver com o maneira como a indústria cinematográfica gostaria de ser vista: como jovem e elegante. Hollywood não queria recompensar uma artista por superar suas dificuldades. O que se privilegiou foi a vitória de uma estrela em ascensão e não o retorno de um de seus grandes talentos.

No ano seguinte, Grace Kelly se casou com o príncipe Rainier, de Mônaco, e deixou a indústria cinematográfica.

Trailer de "Nasce Uma Estrela"

UOL Entretenimento

Lady Gaga tem chance no Oscar?

De ícone pop a atriz indicada ao Oscar, Lady Gaga se transformou aos olhos da Academia em uma artista séria. No filme, Gaga surge sem maquiagem e sem efeitos especiais. Quando ela foi escolhida para o papel muitos duvidaram que ela fosse se sair bem. Mas a cantora se superou e entregou uma performance brilhante, que lhe rendeu indicações aos principais prêmios da temporada, como o Oscar, o Globo de Ouro e o Bafta.

Será que isso vai significar a estatueta? Diferentemente do que aconteceu em 1955 com Garland, Gaga está longe de ser a favorita na disputa. Os prêmios na temporada foram divididos entre Glenn Close, por "A Esposa", e Olivia Colman, por "A Favorita". Yalitza Aparicio ("Roma") e Melissa McCarthy ("Poderia Me Perdoar?") são as outras indicadas na categoria de melhor atriz.

É mais provável que Gaga repita o feito da terceira versão de "Nasce Uma Estrela", quando a cantora Barbra Streisand, que interpretou o papel principal, levou para casa o Oscar de melhor canção original. "Shallow", cantada por Lady Gaga e Bradley Cooper no filme do ano passado, é a favoritíssima a ganhar a estatueta.

O que você precisa saber sobre os filmes indicados ao Oscar

UOL Entretenimento