Topo

Nova Margot Robbie? Quem é Emma Mackey, a Maeve de "Sex Education"

Emma Mackey, a Maeve de "Sex Education" - Jon Hall/Netflix
Emma Mackey, a Maeve de "Sex Education" Imagem: Jon Hall/Netflix

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

02/02/2019 04h00

Quem já viu "Sex Education", série que estreou na Netflix em 11 de janeiro, provavelmente se pegou pensando na Arlequina de Margot Robbie ao ver uma das garotas do elenco. Maeve Wiley, uma de suas personagens mais importantes, é a cara da atriz australiana no papel da anti-heroína da DC.

Desde que apareceu em "Sex Education", a atriz Emma Mackey, que interpreta a Maeve, viu o número de seguidores explodir em suas redes sociais e, junto com as centenas de milhares de novos seguidores, comentários do tipo "é a Margot Robbie britânica", "já quero ver um filme em que ela e a Margot Robbie fazem irmãs", "parece a Arlequina".

Quando a série começou na Netflix, a atriz tinha cerca de 60 mil seguidores. Até sexta-feira (1º) estava perto de bater os 850 mil só no Instagram. A atriz não tem Twitter, mas já ganhou uma conta criada por fãs brasileiros na rede social que acompanham a rotina dela com os colegas da série.

Fisicamente parecidas, Emma Mackey só compartilha a rebeldia e os cabelos coloridos com a personagem mais famosa de Margot Robbie. A "sósia" da atriz nasceu seis anos depois dela, em 4 de janeiro de 1996, em Le Mans, na França, bem distante de Queensland, na Austrália.

De repente, famosa

Emma Mackey - Divulgação - Divulgação
Emma Mackey já tinha feito um filme de terror antes de "Sex Education"
Imagem: Divulgação

Filha de mãe britânica e pai francês, Emma Mackey absorveu bem as duas culturas, já que viveu na França até os 17 anos quando deixou a casa dos pais para estudar na Inglaterra. "Sex Education" é seu primeiro grande trabalho como atriz. Antes ela só havia aparecido no filme de terror "Badger Lane".

Foi estudando Letras e Literatura na Universidade de Leeds, na Inglaterra, que Emma passou a desenvolver seu talento para a atuação.

"Eu cresci em uma cidade onde quase não havia aulas de teatro, enquanto na Inglaterra existe praticamente em todo lugar. Então quando eu me mudei para a Inglaterra, foi um sonho! Porque há muitas oportunidades e recursos para quem quer se tornar uma atriz", contou a novata para a "Ici Londres".

Após terminar sua graduação em Leeds, Emma se mudou para Londres e foi lá que conseguiu o papel para a série da Netflix. Maeve chegou para ela da forma mais "ordinária" possível.

"Meu agente me enviou o roteiro dos dois primeiros episódios. Aí passei por quatro audições e peguei o papel. E ele mudou completamente a minha vida. Fiquei até encanada pensando como eles tinham me escolhido para uma personagem tão complexa", revela a atriz de 23 anos à revista.

Destemida e bem mais independente do que seus colegas adolescentes em "Sex Education", Maeve é a mente por trás dos atendimentos de Otis (Asa Butterfield). A esquisitona e o tímido da escola aproveitam os conhecimentos que Otis absorve da mãe, que é terapeuta sexual, para fazer uma grana extra ajudando os colegas.

"Maeve tem 17 anos. Nessa idade eu já estava na Inglaterra, completamente sozinha na universidade. Então divido com ela essa questão da independência. Ela constrói muitos muros ao redor dela, não deixa muitas pessoas entrarem em sua vida, não se deixa vulnerável, é sensível e eu tive muito disso nessa idade também. No entanto, ela não é nada ingênua, ela é muito descolada. Ela é 'fod*'!", diz Emma sobre sua complexa personagem.

"Thelma e Louise" revisitada

Maeve e Aimee - Jon Hall/Netflix - Jon Hall/Netflix
Maeve (Emma Mackey) e Aimee (Aimee Lou Wood) em cena de "Sex Education"
Imagem: Jon Hall/Netflix

Já o processo de gravar a série foi recheado de novidade. Eu meio que 'caí de gaiato' ali, o que tem seu lado bom, porque você precisa aprender tudo muito rapidamente. Foi meu primeiro trabalho do tipo, então estava nervosa no começo", relembra em outra entrevista, dessa vez para a "I-D Magazine".

"Mas no final do primeiro dia todos o nervosismo passou e eu senti que não precisava provar nada a ninguém. É realmente incrível que a equipe e o elenco tenham criado aquela atmosfera em que me senti tão confortável. Como uma jovem atriz, foi realmente incrível.

"Sex Education" teve sua segunda temporada confirmada, e Emma já prevê o futuro de Maeve na série. Enquanto os fãs torcem por um romance entre ela e Otis, a atriz quer uma aproximação de Aimee Gibbs (Aimee Lou Wood).

"Eu adoraria ver mais da relação de amizade da Maeve com a Amiee. Acho que eles vão desenvolver um vínculo ainda mais forte. Gostaria de ver amizades femininas como o foco da segunda temporada. Eu acho que seria legal. Porque acho que Maeve está empoderando a si mesma e também a Amy. As duas juntas são como 'Thelma e Louise'."