Topo

Leonardo DiCaprio posta sobre Brumadinho e faz pedido ao governo e à Vale

Noam Galai/FilmMagic
Imagem: Noam Galai/FilmMagic

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

31/01/2019 08h21

O ator Leonardo DiCaprio publicou um texto em seu Instagram sobre a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais. Ele repostou imagens do Greenpeace com uma legenda em que pede para que se deixe de colocar os lucros acima da segurança das pessoas e da natureza.

"Na última sexta-feira, uma barragem de uma pequena cidade do Brasil se rompeu, liberando mais de 13 milhões de metros cúbicos de uma lama tóxica e deixando para trás um rastro de morte e desolação. Isso aconteceu apenas três anos após o maior desastre ambiental do país, quando outra barragem rompeu. Passou dos limites. Governos e corporações precisam parar de colocar os lucros acima das vidas das pessoas e da natureza", diz o texto publicado por DiCaprio.

O Corpo de Bombeiros confirmou, nesta quarta-feira (30), que pelo menos 99 pessoas morreram em decorrência da queda da barragem I da Mina do Feijão, em Brumadinho. As autoridades ainda informaram que outras 259 pessoas estão desaparecidas.

Há pouco mais de dez dias, DiCaprio usou o desafio dos dez anos, com fotos de 2009 e 2019, para fazer um protesto ambientalista, usando o Brasil como exemplo. Ele comparou uma foto de uma área da Floresta Amazônica em Rondônia em 2006 e 2018. "O Estado de Rondônia, no Brasil, tinha originalmente mais de 200.000 km² de floresta, mas se tornou um dos lugares mais desmatados da Amazônia", diz a legenda da foto, em inglês.