Topo

Ator de "O Exterminador do Futuro" e "Gremlins", Dick Miller, morre aos 90 anos

Dick Miller, ator de clássicos como "Gremlins" e "O Exterminador do Futuro" morre aos 90 - Divulgação
Dick Miller, ator de clássicos como 'Gremlins' e 'O Exterminador do Futuro' morre aos 90 Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

31/01/2019 09h43

O ator Dick Miller, que ficou conhecido por atuar em filmes como "O Exterminador do Futuro", "Gremlins" e "O Grito de Horror", morreu nesta quarta-feira (30), aos 90 anos, em Toluca Lake, na Califórnia.

Miller, que teve uma carreira de mais de 60 anos no cinema, atuou ainda em "Piranha" e "A Bucket Blood" e com os diretores James Cameron, Ernest Dickerson, Martin Scorsese, John Sayles e Joe Dante. Ao longo da carreira, o ator apareceu em mais de 100 produções, quase sempre como coadjuvante.

Uma curiosidade sobre o ator é que em vários filmes seus personagens tinham o mesmo nome: Walter Paisley. A primeira vez foi em "A Bucket of Blood". Em todas as ocasiões, somente o nome era igual, mas o personagem era diferente.

Em 2014, o documentário "That Guy Dick Miller" contou a história de sua vida que revelou que ele também ajudou a criar o game "Prize Fighter", para o console Sega CD.

No Twitter, o diretor Joe Dante lamentou a morte do ator. "Estou devastado em dizer que um dos meus melhores amigos e um dos colaboradores mais valiosos morreu", escreveu. "Eu cresci assistindo ao Dick Miller em filmes dos anos 50 e fiquei emocionado em tê-lo no meu primeiro filme", disse.

"Nós nos divertimos e todo roteiro que eu escrevia tinha em mente um papel para o Dick - não apenas porque ele era meu amigo, mas porque eu amava vê-lo atuando! Ele deixa mais de 100 atuações, uma biografia e um documentário - nada mal para um cara que não gostava de personagens principais", completou Joe Dante.

Relembre alguns papeis de Dick Miller nos cinemas:

Dick Miller em cena do filme "Gremlins" - Divulgação - Divulgação
Dick Miller em cena do filme "Gremlins"
Imagem: Divulgação

Dick Miller em cena de "O Exterminador do Futuro" - Divulgação - Divulgação
Dick Miller em cena de "O Exterminador do Futuro"
Imagem: Divulgação

Em cena do filme "Space Raiders" - Divulgação - Divulgação
Em cena do filme "Space Raiders"
Imagem: Divulgação