Mulheres são maioria em júri principal do Festival de Berlim 2019
O Festival de Berlim 2019 anunciou nesta terça-feira (29) a composição de seu júri principal, que vai definir quem leva o prestigiado Urso de Ouro e outros dos prêmios do evento. O Festival de Berlim acontece entre os dias 7 e 17 de fevereiro.
As mulheres são maioria no júri, que será presidido pela atriz Juliette Binoche (vencedora do Oscar por "O Paciente Inglês"). Outra atriz, a alemã Sandra Huller (estrela do hit "Toni Erdmann"), faz companhia à colega no júri.
Além das duas, o contingente feminino é completado pela cineasta britânica Trudie Styler, conhecida também como parceira de longa data do músico Sting; e pela curadora do arquivo cinematográfico do Museu de Arte Moderna de Nova York, Rajeendra Roy.
Os dois homens do júri são o diretor chileno Sebastián Lelio, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro por "Uma Mulher Fantástica"; e o crítico de cinema norte-americano Justin Chang, que escreve para o "Los Angeles Times".
O júri vai assistir aos 17 títulos selecionados para a competição principal e selecionar vencedores em diversas categorias. Além do Urso de Ouro, que premia o melhor filme da lista, Berlim também distribui os Ursos de Prata em categorias como melhor atriz, melhor ator, melhor direção e melhor roteiro.
Além de maioria no júri, as mulheres conseguiram 41% de representatividade entre os filmes da seleção principal. Sete dos 17 títulos são dirigidos por mulheres, como Agnieszka Holland ("Mr. Jones") e Isabel Coixet ("Elisa & Marcela").
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.