Topo

Empresário pede R$ 9,1 milhões após Geno proibir uso de nome artístico

A nova dupla Gino & Geno formada por Sebastião Ribeiro de Almeida e Mauro Avante - Divulgação
A nova dupla Gino & Geno formada por Sebastião Ribeiro de Almeida e Mauro Avante Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

29/01/2019 12h42

O empresário da dupla Gino & Geno, Wagner Tadeu de Paula, entrou na Justiça com um pedido de indenização contra o cantor Geraldo Alves dos Santos, o antigo Geno, de R$ 9,1 milhões. Wagner alega que após a saída de Geno da dupla e a não autorização do uso do nome artístico "Geno", ele sofrerá com danos morais e materiais por conta de mais de 100 shows já marcados até o final deste ano. O processo foi aberto no Tribunal de Justiça da 3ª Vara Cível da Comarca de Divinópolis (MG).

"Eu trabalho com a dupla Gino & Geno há 20 anos. Não dá para o Geno dizer que não vai cantar mais. E a relação que construímos juntos? E as famílias? Os shows já marcados? Como ficam os funcionários? Eu quero uma solução pacífica e só entrei com a ação porque não tive outra alternativa", disse Wagner por telefone ao UOL.

No início deste ano, o cantor Geno, nome artístico de Geraldo Alves dos Santos, anunciou em um vídeo que estava deixando, de forma amigável, a dupla Gino & Geno porque queria descansar.

Em um anúncio casado, o antigo parceiro, Gino (Sebastião Ribeiro de Almeida), anunciou que ele manteria o nome da dupla e continuaria na estrada com o substituto Mauro Avante, da dupla Avante & Avaí, que passaria a ocupar posto e o nome de Geno. A nova dupla anunciou, inclusive, três novas músicas que eles gravaram juntos após a saída de Geraldo.

Mas, em uma reviravolta, dias depois Geraldo (o antigo Geno) postou um vídeo no Instagram dizendo que havia ocorrido um mal entendido. "Não autorizei nenhum artista a usar o meu nome. Geno sou eu. É minha identidade e foi construída ao longo de 50 anos de carreira. É minha história. É que eu sou. É como sou conhecido entre amigos, família e fãs. Estou encerrando minha vida nos palcos, mas meu nome levo comigo. Se alguém estiver usando o nome 'Geno' é preciso que saibam que é sem meu conhecimento", afirmou.

Além disso, Geraldo encaminhou para o escritório WM Shows (de Wagner Tadeu de Paula) uma notificação extrajudicial, informando que não liberaria o nome "Geno". Wagner disse que ficou sem entender nada. "Quando o Geraldo pediu para sair, nós concordamos em pagar um valor para ele. Depois escolhemos o substituto e gravamos três músicas novas, sempre com Geraldo de acordo", disse Wagner.

"O problema, não foi ele ter saído da dupla. E, sim, ele ter saído da dupla e não ter cumprido o acordo que fez com a gente. Precisamos continuar trabalhando. Nossa agenda está aberta, os contratantes estão nos chamando e vamos cumprir nossos compromissos com o novo integrante até o final do ano", afirmou. "Eu não quero processar ninguém. Não quero ganhar essa indenização. O meu objetivo é entrar em um acordo com o Geraldo e encerramos essa disputa na paz", concluiu.

Geno diz que deixa a dupla

Gino anuncia o novo integrante

Geno diz que não libera o nome: