Topo

"Vingadores: Ultimato": Duas certezas (e três dúvidas) sobre o Gavião Arqueiro

Jeremy Renner como Ronin em cena de "Vingadores: Ultimato" - Reprodução/YouTube
Jeremy Renner como Ronin em cena de "Vingadores: Ultimato" Imagem: Reprodução/YouTube

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

28/01/2019 04h00

As primeiras imagens de "Vingadores: Ultimato" provam que Clint Barton não vai mais ficar escondido, assim como aconteceu no filme anterior. Agora sob outra identidade, o Gavião Arqueiro pode ser peça importante para o grupo da Marvel na épica batalha contra Thanos.

Ainda há muitos mistérios rondando o personagem vivido por Jeremy Renner, mas como os irmãos Anthony e Joe Russo prometeram, após receberem até ameaças de morte por não mostrarem o arqueiro em "Guerra Infinita", o herói estará de volta e com um arco interessante. 

Como será a participação do Gavião Arqueiro em "Vingadores: Ultimato", que chega aos cinemas brasileiros em 25 de abril? Temos alguns palpites.

Clint Barton como Ronin em cena de "Vingadores: Ultimato" - Reprodução - Reprodução
Clint Barton como Ronin em cena de "Vingadores: Ultimato"
Imagem: Reprodução

Ronin

Como mostrado nas primeiras cenas, o Gavião Arqueiro vai aparecer em "Ultimato" como Ronin, termo japonês usado para descrever um samurai, um guerreiro solitário. Brian Michael Bendis e Joe Quesada desenvolveram a identidade nos quadrinhos em 2005, originalmente para o Demolidor. Por fim, vários heróis acabaram aderindo à alcunha de Ronin, sendo o mais famoso Clint Barton.

Na saga "Ultimate Marvel", Clint se transforma em Ronin após passar por uma tragédia pessoal, o que o leva a uma vingança mortal. Mesmo com poucos segundos em cena no trailer de "Ultimato", é visível que o herói não está nada contente no quarto filme da franquia, o que pode ser mais um ponto em comum com os quadrinhos.

O que ele faz no Japão?

Falando em tragédia pessoal, é mais provável que o Gavião Arqueiro tenha se transformado em Ronin após perder sua família com o estalar de dedos de Thanos -- Clint entra em cena no trailer exatamente quando o Capitão América narra que todos "perdemos a família". A "vingança" neste caso seria contra o Titã Louco em busca para encontrar a esposa e o filho.

Porém, o trailer suscita outra questão: o que o herói está fazendo no Japão? Na cena, ele surge limpando sua espada após assassinar o que aprece ser um integrante da Yakuza, a máfia japonesa. Quais eventos levaram Ronin a chegar até a Terra do Sol Nascente? Só saberemos exatamente mais para a frente.

Arte vazada de "Vingadores: Ultimato" - Reprodução - Reprodução
Arte vazada de "Vingadores: Ultimato"
Imagem: Reprodução

Voltando aos Vingadores

Pode ser até óbvio, mas Clint vai voltar aos Vingadores. Entretanto, lembre-se que Ronin é uma figura misteriosa e solitária, um guerreiro que não se integra assim tão fácil. Uma arte vazada do filme revelou o herói ao lado de Capitão América, Hulk, Homem de Ferro e companhia durante uma grande batalha -- provavelmente contra Thanos.

Outro detalhe curioso é que quem vai resgatar Ronin no Japão é a Viúva Negra, uma troca justa. No Universo Cinematográfico da Marvel, Clint foi enviado por Nick Fury para deter Nathasa quando ela ainda era uma espiã, mas desobedeceu as ordens de seu superior e ainda a indicou para a S.H.I.E.L.D.

A dupla acabou trabalhando em diversas missões espalhadas pelo fundo e criou uma amizade muito grande.

Ele viaja no tempo?

Uma das principais teorias de "Vingadores: Ultimato" é que os heróis viajarão no tempo para derrotar Thanos. A base para isso é uma imagem vazada em que os heróis voltam para a Batalha de Nova York, do primeiro filme -- e desta vez com Homem-Formiga.

Ainda há especulações sobre quais heróis poderiam se arriscar no Reino Quântico. A teoria ganha força por conta de uma série de fotos da linha de brinquedos do filme, em que são vistos trajes semelhantes com os de "Homem-Formiga e a Vespa".

O fato é que Ronin não está presente em nenhum destes casos, o que leva a crer que o herói realmente não conseguirá voltar ao passado. Mas no universo Marvel tudo é possível, então surpresas podem ocorrer durante o filme.

Jovens Vingadores vem aí?

Kate Bishop como Gaviã Arqueira nos Jovens Vingadores - Reprodução - Reprodução
Kate Bishop como Gaviã Arqueira nos Jovens Vingadores
Imagem: Reprodução

Muito se fala do futuro da Marvel no cinema após "Ultimato". Há quem diga que os Skrulls terão papel fundamental na nova fase do universo cinematográfico, enquanto outros apostam que os Jovens Vingadores ficarão no lugar dos heróis tradicionais.

Com Clint sob a identidade de Ronin, o cargo de Gavião Arqueiro fica em aberto no grupo, e é aí que entra Kate Bishop. A Gaviã Arqueira dos Jovens Vingadores poderia ser uma das novidades do filme, principalmente depois de a atriz Katherine Langford ("13 Reasons Why") ser escalada para o projeto.

Por enquanto, não sabemos exatamente qual o papel da atriz de 22 anos, mas o que foi confirmado é que Emma Fuhrmann será uma versão mais velha de Cassie Lang, filha de Scott Lang. A sacada é que Cassie e Kate são amigas nos quadrinhos -- e isto pode se refletir nas telonas.