Topo

"True Detective" retoma boa forma em seu terceiro ano

Mahershala Ali em cena da terceira temporada de "True Detective" - Reprodução
Mahershala Ali em cena da terceira temporada de "True Detective" Imagem: Reprodução

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

14/01/2019 03h12

"True Detective" voltou às origens para sua terceira temporada, que estreou no último domingo (13) com dois episódios. Após um segundo ano abaixo da média, o criador Nic Pizzolatto resolveu apostar novamente na estrutura que consagrou a série em sua estreia - e o resultado compensou.

Em sua primeira encarnação, a produção da HBO trouxe Matthew McCounaghey e Woody Harrelson como dois detetives investigando um caso sinistro que se desdobra por décadas diferentes. A fórmula do novo ano é a mesma, mas surge repaginada com a adição de detalhes que a tornam interessante por si só.

A nova história é centrada no detetive Wayne Harris (o vencedor do Oscar Mahershala Ali), que ao lado de seu parceiro Roland West (Stephen Dorff) investiga o misterioso desaparecimento de duas crianças nos anos 1980. Uma década depois, ele se vê obrigado a revisitar o caso. Mais tarde, um Harris já idoso e com problemas de memória dá uma entrevista para uma equipe de TV sobre o ocorrido.

A narrativa transita entre os três períodos de tempo com fluidez, estimulando o interesse do público sem revelar demais. O mistério, com toques fantásticos, é instigante em si, mas o texto de Pizzolatto o eleva a um novo patamar costurando cenas sutis que tocam no racismo e no processo de luto vividos por Harris.

Mahershala Ali é a grande força da série, com uma atuação contida que transita facilmente entre a determinação dos tempos de Harris como investigador a sua fragilidade na velhice. É até difícil imaginar que ele não foi a primeira escolha de Nic Pizzolato para o papel -- e precisou convencê-lo a lhe dar seu primeiro papel como protagonista. O showrunner, com certeza, não deve se arrepender da decisão.

Se os dois primeiros episódios são um indicativo confiável, "True Detective" definitivamente voltou à boa forma. Vale dar uma chance para a nova temporada.