Topo

Kanye West desiste do Coachella após festival negar construção de domo gigante

O rapper Kanye West - Kevork Djansezian/Getty Images
O rapper Kanye West Imagem: Kevork Djansezian/Getty Images

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

13/01/2019 13h09

No dia 1º de janeiro, o cofundador do Coachella Paul Tallet já dava como certa a participação de Kanye West no festival deste ano, quando o rapper fez uma exigência de última hora. Em vez de se apresentar no palco principal, West queria que Tollet construísse um gigantesco domo no meio do festival onde ele faria o show, com espaço suficiente para abrigar 125 mil pessoas. A notícia foi revelada neste sábado em uma reportagem publicada pela revista Billboard.

West, inclusive, já tinha até o projeto pronto, feito pelo colaborador e cenógrafo John McGuire. O rapper se apresentaria em um palco montado no centro do domo, que seria equipado com telões imersivos.

Quando a organização informou que seria impossível construir a estrutura em quatro meses, demandando, inclusive, uma reorganização de todo o local do evento, West se irritou e disse que era um artista de visão criativa e não iria gastar seu tempo discutindo detalhes.

Para West, o palco principal não era grande o suficiente para ele, mas os organizadores responderam que o local era um dos maiores dos Estados Unidos e que Beyoncé e Lady Gaga tinham sido capazes de fazer performances impressionantes no mesmo espaço, abrigando centenas de dançarinos e músicos.

Ainda de acordo com a reportagem, a organização do Coachella não chegou a pagar nenhum cachê para West nem a assinar formalmente um contrato.

No mesmo dia, os organizadores já fizeram contato com Ariana Grande, que acabou sendo confirmada como uma das estrelas do evento no lugar de Kanye West.

Outra substituição de última hora, segundo a reportagem da Billboard, foi a de Justin Timberlake. No lugar dele, foi anunciada a banda Tame Impala. Timberlake teve que cancelar suas apresentações após lesionar as cordas vocais.

Em 2019, o Coachella vai celebrar 20 anos e o lineup, além de Ariana e Tame Impala, terá também Childish Gambino, Janelle Monáe, Jaden Smith, Charlotte Gainsburg, Solange (que se apresenta um ano depois de sua irmã Beyoncé), Kid Cudi, Weezer, J Balvin, Wiz Khalifa, Mac DeMarco, Khalid e Zedd.

O festival vai ocorrer nos finais de semana de 12 a 14 de abril e 19 e 21 de abril. A programação do segundo final de semana é idêntica ao do primeiro e os shows vão acontecer no Empire Polo Club, em Indio, na Califórnia. Os ingressos para os dois finais de semana se esgotaram em seis horas.