Filme interativo de "Black Mirror" rende processo de plágio contra a Netflix
A companhia Chooseco, que criou e publica nos EUA os livros infantis da famosa franquia "Escolha Sua Aventura", entrou com processo contra a Netflix por usar a estrutura patenteada por ela como forma de promover o filme interativo "Black Mirror: Bandersnatch".
Lançados nos anos 1980, os livros de "Escolha Sua Aventura" permitem que leitores façam escolhas em momentos chave da narrativa, que resultam em finais diferentes. É a mesma estrutura usada por "Bandersnatch", com as alterações necessárias para o formato audiovisual.
Segundo o "The Hollywood Reporter", a Chooseco deu entrada no processo nesta sexta-feira (11), revelando que a Netflix chegou a fazer proposta para comprar os direitos da frase e da franquia, mas que nenhum trato foi feito.
Atualmente, o estúdio 20th Century Fox é quem tem os direitos cinematográficos e televisivos de "Escolha Sua Aventura". Os advogados da Chooseco ainda dizem no processo que a Netflix já usou a frase patenteada pela companhia para promover outros produtos interativos, a maioria deles do catálogo infantil da plataforma.
O processo também argumenta que a frase "Escolha Sua Aventura" é usada em uma das cenas do filme, um diálogo entre o protagonista Stefan (Fionn Whitehead) e seu pai, em que ele explica a estrutura do video-game que está criando.
A empresa diz que, como a associação de seu nome com os produtos da Netflix não foi previamente autorizada, ela tem direito a uma compensação de pelo menos US$ 25 milhões, ou uma porcentagem dos lucros do serviço de streaming com "Black Mirror: Bandersnatch".
Não é a primeira vez que a Chooseco faz valer a sua patente sobre a frase "Escolha Sua Aventura". Na década passada, a empresa processou a Chrysler pelo uso da frase na propaganda de um de seus jipes -- o caso terminou em um acordo monetário entre as duas partes.
13 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Os EUA criaram uma verdadeira industria do nada, frases que são até antigas como esta são registradas e empresas espertinhas ganham milhões sem fazer nada de qualidade.
Joguei arquivo x há muito tempo..quatro ou cinco cds..identico.