Topo

"Marcelo Yuka está inconsciente, mas sereno", diz empresário do músico

Marcelo Yuka no "Conversa com Bial" - Reprodução/Globoplay
Marcelo Yuka no "Conversa com Bial" Imagem: Reprodução/Globoplay

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

05/01/2019 15h05

O músico Marcelo Yuka, ex-baterista e um dos fundadores do grupo O Rappa, segue internado em estado grave no CTI do hospital Quinta D'Or, na zona norte do Rio. O empresário dele, Geraldinho Magalhães, visitou o músico neste sábado (5) e disse ao UOL que ele ainda está em coma induzido.

"Fui no CTI e o quadro dele se mantém. Ele está inconsciente, mas me pareceu sereno, bem. Mais tardar amanhã devemos ter notícias dos médicos", disse ele por telefone.

Segundo o UOL apurou, o artista de 53 anos apresenta quadro de infecção generalizada após sofrer, esta semana, mais um derrame cerebral. A saúde de Yuka, que ficou paraplégico em 2000 ao ser baleado em um assalto no Rio, vem se deteriorando desde agosto de 2018, quando ele sofreu um AVC (acidente vascular cerebral).

A assessoria do hospital confirma que Yuka segue internado e diz que não pode divulgar informações sobre o estado de saúde dele. Yuka está internado há duas semanas, quando deu entrada no hospital para tratar de uma infecção.

Informações falsas

Notícias sobre a morte do músico ganharam as redes sociais na tarde desta sexta-feira (4) após o empresário do Planet Hemp, Marcello Lobatto, publicar em sua conta no Instagram uma foto ao lado do artista, dando a entender que estava se despedindo do amigo. O post foi deletado e ele pediu desculpas pela notícia falsa. "Sinto muitíssimo. Recebi uma ligação de um amigo muito próximo ao Yuka, aos prantos, me informando sobre o falecimento e me precipitei".

Na tarde de sexta, Yuka recebeu a visita do amigo e deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), que disse ao UOL, por telefone, que o músico está em uma situação descrita como "muito delicada e muito grave". "Ele está vivo, ao contrário das informações que circularam. Agora é esperar as próximas horas. Ele está com medicamento muito forte. Ele teve um novo AVC. Agora é acompanhar cada momento, as horas, os dias, para ver se ele consegue resistir, ter uma melhora e sair dessa situação", disse Freixo.

Um dos principais compositores do grupo O Rappa entre 1993 e 2001 (ano que saiu da banda), Yuka tem entre suas músicas autorais hits como "Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro", "Me Deixa", "Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero)" e "Pescador de Ilusões".