Topo

Pelo quarto ano seguido, Globo de Ouro não inclui mulheres em melhor direção

Greta Gerwig no Oscar 2018 - Getty Images
Greta Gerwig no Oscar 2018 Imagem: Getty Images

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

06/12/2018 12h13

As indicações ao Globo de Ouro 2019, anunciadas nesta quinta-feira (6), reviveram a discussão em torno da representação feminina nas categorias principais, especialmente em melhor direção. Pelo quarto ano seguido, a premiação não indicou nenhuma mulher na categoria. Bradley Cooper ("Nasce Uma Estrela"), Spike Lee ("Infiltrado na Klan"), Alfonso Cuarón ("Roma"), Peter Farrelly ("Green Book: O Guia") e Adam McKay ("Vice") foram os nomeados.

LEIA TAMBÉM

Na cerimônia de 2018, enquanto apresentava o prêmio de melhor direção, a atriz Natalie Portman abordou o assunto com uma introdução afiada: "Aqui estão todos os homens indicados". O troféu acabou indo para Guillermo del Toro, por "A Forma da Água".

Na atual temporada de premiações, filmes importantes como "Poderia me Perdoar?" (de Marielle Heller) e "Não Deixe Rastros" (de Debra Granik) foram dirigidos por mulheres.

Apenas cinco mulheres foram indicadas ao prêmio de melhor direção na história do Globo de Ouro. Barbra Streisand é a única a vencer o troféu -- ela foi premiada por "Yentl", em 1984, e indicada novamente por "O Príncipe das Marés", em 1992.

Depois dela, foram indicadas Jane Campion ("O Piano", 1994), Sofia Coppola ("Encontros e Desencontros", 2004), Kathryn Bigelow ("Guerra o Terror", 2010; "A Hora Mais Escura", 2013) e Ava DuVernay ("Selma: Uma Luta Pela Igualdade", 2015).

De forma similar, o Oscar enfrenta problemas na questão da inclusão de diretoras femininas. Bigelow é a única a vencer o prêmio de direção da Academia. Em 2010, ela levou a estatueta por "Guerra o Terror".

Campion e Coppola também foram indicadas ao Oscar pelos filmes que as levaram ao Globo de Ouro, enquanto a italiana Lina Wertmuller ("Pasqualino Sete Belezas", 1977) e Greta Gerwig ("Lady Bird: A Hora de Voar", 2018) foram as únicas outras cineastas a ganharem indicação.

A cerimônia do Globo de Ouro acontece em 6 de janeiro de 2019.