Pelo quarto ano seguido, Globo de Ouro não inclui mulheres em melhor direção
As indicações ao Globo de Ouro 2019, anunciadas nesta quinta-feira (6), reviveram a discussão em torno da representação feminina nas categorias principais, especialmente em melhor direção. Pelo quarto ano seguido, a premiação não indicou nenhuma mulher na categoria. Bradley Cooper ("Nasce Uma Estrela"), Spike Lee ("Infiltrado na Klan"), Alfonso Cuarón ("Roma"), Peter Farrelly ("Green Book: O Guia") e Adam McKay ("Vice") foram os nomeados.
LEIA TAMBÉM
- Lady Gaga e "Pantera Negra" são indicados ao Globo de Ouro; veja lista
- "Pantera Negra" é o primeiro filme de herói indicado a melhor drama
- Lady Gaga ganha força na corrida ao Oscar após indicação
- Por que "Roma" não foi indicado a melhor drama no Globo de Ouro?
Na cerimônia de 2018, enquanto apresentava o prêmio de melhor direção, a atriz Natalie Portman abordou o assunto com uma introdução afiada: "Aqui estão todos os homens indicados". O troféu acabou indo para Guillermo del Toro, por "A Forma da Água".
Na atual temporada de premiações, filmes importantes como "Poderia me Perdoar?" (de Marielle Heller) e "Não Deixe Rastros" (de Debra Granik) foram dirigidos por mulheres.
Apenas cinco mulheres foram indicadas ao prêmio de melhor direção na história do Globo de Ouro. Barbra Streisand é a única a vencer o troféu -- ela foi premiada por "Yentl", em 1984, e indicada novamente por "O Príncipe das Marés", em 1992.
Depois dela, foram indicadas Jane Campion ("O Piano", 1994), Sofia Coppola ("Encontros e Desencontros", 2004), Kathryn Bigelow ("Guerra o Terror", 2010; "A Hora Mais Escura", 2013) e Ava DuVernay ("Selma: Uma Luta Pela Igualdade", 2015).
De forma similar, o Oscar enfrenta problemas na questão da inclusão de diretoras femininas. Bigelow é a única a vencer o prêmio de direção da Academia. Em 2010, ela levou a estatueta por "Guerra o Terror".
Campion e Coppola também foram indicadas ao Oscar pelos filmes que as levaram ao Globo de Ouro, enquanto a italiana Lina Wertmuller ("Pasqualino Sete Belezas", 1977) e Greta Gerwig ("Lady Bird: A Hora de Voar", 2018) foram as únicas outras cineastas a ganharem indicação.
A cerimônia do Globo de Ouro acontece em 6 de janeiro de 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.