Topo

Mauricio de Sousa relembra quando visitou Stan Lee nos anos 70 em Nova York

Mauricio de Sousa e Stan Lee em Nova York nos anos 1970 - Divulgação/Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa e Stan Lee em Nova York nos anos 1970 Imagem: Divulgação/Mauricio de Sousa

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

13/11/2018 11h05

Mauricio de Sousa, o mais famoso quadrinista brasileiro, relembrou da visita que fez a Stan Lee, nos anos 1970, em Nova York. O quadrinista americano, criador de personagens como Homem-Aranha e Homem de Ferro, morreu nesta segunda-feira (12).

O criador da Turma da Mônica, em declaração enviada ao UOL, disse que visitou pela primeira vez o escritório de Stan Lee carregando vários pôsteres da Mônica e que o americano foi muito gentil.

"Perdi a conta das horas, do tempo, que dediquei às leituras das criações de Stan Lee. Por que não marcamos o tempo do entretenimento, do aprendizado. São coisas que nos dão prazer. Mas na vida fora dos gibis também tive meus momentos agradáveis com Stan Lee", disse.

"Foi quando eu o visitei no seu escritório em Nova York carregado de objetos e posters da Turma da Mônica. Ele foi gentil, interessado, e conversamos sem olhar no relógio sobre meu início de carreira e o dele. Durante os anos que se seguiram ele mencionava de forma gentil, em entrevistas, os trabalhos dos nossos estúdios", relembrou.

Daquele encontro, Mauricio de Sousa guarda uma fotografia em preto e branco feita no escritório de Stan Lee. A mesma foto aparece na autobiografia "Mauricio - A História Que Não Está no Gibi". Nela, o brasileiro relembra de todas as dificuldades que enfrentou para apresentar o seu trabalho no mercado internacional. 

Na segunda, horas após a morte de Stan Lee, o estúdio Mauricio de Sousa postou nas redes sociais uma homenagem ao quadrinista, com a Turma da Mônica representando alguns dos super-heróis mais famosos da Marvel.

O tributo de Mauricio ainda contou com Cebolinha usando o uniforme do Capitão América (que não foi criado por Lee), Cascão com a icônica roupa do Homem-Aranha e Mônica improvisando o Sansão como o martelo de Thor. 

Os personagens da "Turma da Mônica" já brincaram diversas vezes com os super-heróis da Marvel e da DC. Chico Bento já virou o "Caipirão América", Sansão transformou-se no "Coelho de Ferro" e os amigos ainda viraram os "Vingadoidos" nos gibis.