Topo

Caretas e lições: Como é trabalhar no set cheio de crianças de "Young Sheldon"?

Meemaw (Annie Potts) com seus três netos em "Young Sheldon": Georgie (Montana Jordan), Missy (Raegan Revord) e Sheldon (Iain Armitage)  - Divulgação
Meemaw (Annie Potts) com seus três netos em "Young Sheldon": Georgie (Montana Jordan), Missy (Raegan Revord) e Sheldon (Iain Armitage)
Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em Los Angeles*

17/10/2018 11h38

Uma garotinha saltitando com um coelho de pelúcia a tiracolo, enquanto produtores e figurantes apressados vão de um lado para o outro, não é exatamente uma visão comum dentro dos estúdios da Warner Bros., em Los Angeles. A menos, é claro, que você esteja acompanhando as gravações de “Young Sheldon”, a comédia familiar que relembra a infância do gênio vivido por Jim Parsons em “The Big Bang Theory” – como a reportagem do UOL, que esteve no set da série em agosto. 

A menina da abertura do texto é Raegan Revord, que interpreta Missy, a irmã gêmea de Sheldon (seu coelho, que ela faz questão de apresentar, pertenceu a sua bisavó). O pequeno nerd, por sua vez, é vivido pelo ator Iain Armitage, que impressiona pela maturidade incomum para a idade. Aos 10 anos, eles encabeçam o elenco mirim da série – e encantam seus colegas veteranos, com quem formaram praticamente uma segunda família.

Leia mais do set de "Young Sheldon"


“É como ter filhos”, resume Zoe Perry, a matriarca Mary Cooper. “Eles são ótimos, são muito doces, afetuosos. Eles gostam de brincar, obviamente, mas são muito carinhosos, então é muito fácil ser maternal com eles. Quero protegê-los e até mantê-los na linha”, completa, abrindo um sorriso.

Vez ou outra, é realmente necessário colocar a dupla na linha nas gravações. “Às vezes eles ficam lá fazendo careta e tenho que dizer ‘faça um favor para mamãe de mentira, e fique na cena’”, diverte-se a atriz, que é só elogios aos filhos postiços: “Eles são ótimos em ser pequenos profissionais. sempre fico impressionada, porque eu não  fui assim quando criança”.

Annie  Potts, que vive a querida Meemaw, também se diverte com Iain e Raegan – até na hora de eleger seu maior “desafio” em “Young Sheldon”. “É tentar não rir das crianças, acho”, diz, provocando risos na mesa em que acontecem as entrevistas. “Eles são crianças normais nesse ambiente meio irreal. Eles são profissionais, e dizem ‘você tem que sentar em uma cadeira e fazer isso’. Eu não conseguiria ter feito isso quando criança. É engraçado, é difícil não rir deles”.

Nos intervalos, Iain e Raegan são inseparáveis – e gostam de pregar peças nos colegas, entrega Montana Jordan, que vive Georgie, o irmão mais velho dos dois. “As crianças são muito engraçadas, gostam de fazer pegadinhas, cócegas e coisas assim. Iain é bom com mágica, e ele faz mágica de impressionar, não faço ideia de como acontece. Reagan está sempre brincando por aí, ela é hilária”.

Iain Armitage e Raegan Revord nos bastidores de "Young Sheldon" - Reprodução/Instagram/iain - Reprodução/Instagram/iain
Fofura: Iain Armitage e Raegan Revord usam roupões combinando no set de "Young Sheldon"
Imagem: Reprodução/Instagram/iain

Lições

Obviamente, não é só de diversão que se faz um set cheio de crianças. Em conformidade com as leis da Califórnia, Iain, Raegan e Montana podem ficar no máximo até 9 horas no set de filmagens – e, dessas, ao menos três têm de ser dedicadas aos estudos. Como cada minuto é precioso no apertado cronograma de gravações, os atores têm aulas com professores particulares nos intervalos entre as cenas.

E as lições não se resumem ao currículo escolar – os veteranos da série também se preocupam em dar dicas e conselhos profissionais aos pequenos. “Annie Potts me ensinou a manter meus olhos focados, porque eu costumava olhar para outras coisas, e nem percebia”, conta Reagan, que atua desde os três anos. “Eu tentava não fazer, mas não conseguia. Aí Annie me ensinou. O elenco me ensinou muitas coisas”.

Muitas vezes, são Raegan e Iain que pedem por orientações aos colegas mais velhos. “Eles estão aqui porque conseguem fazer [o papel]. Mas ainda que você tenha nascido com uma habilidade, sempre é possível melhorar e treinar”, diz Lance Barber, que vive o pai da família, George. “Os dois têm muito talento, e acredito que por estarem na nossa presença, neste ambiente, eles estejam aprendendo coisas novas. Nós temos cuidado o suficiente para não pisar nos calos deles, mas as crianças e os pais delas nos deixaram à vontade para oferecer conselhos, e nós fazemos isso. As crianças também pedem dicas.”

Annie Potts, a Meemaw, acredita que até inconscientemente as crianças estejam aprendendo. “Eles são impressionáveis e pegam as coisas, estejamos nós tentando ensinar ou não. [Tentamos passar] pequenas coisas, como chegar no horário e ter consideração com os outros atores, com a equipe”.

Mas, para ela, é ainda mais importante que o ambiente no set de filmagens seja leve e familiar: “Nós precisamos manter um clima alto-astral no set, porque eles são jovens, e é a brincadeira deles. É o trabalho deles, mas também é uma brincadeira. Acho que eles vão fazer a serie por muito tempo, então dá para imaginar como seria se este não fosse um lugar feliz para eles? A equipe e o elenco se esforçam muito para tornar este um lugar feliz, amável, de compreensão para eles. Eles terão passado a infância aqui, então tem que ser um ambiente feliz.”

No fim das contas, como diz o ditado, “é preciso uma aldeia para criar uma criança”. “Essa é a nossa aldeia”, completa Potts. “E todos nós temos um papel na criação deles, seja na vida real ou profissional. É uma tarefa muito legal de se ter”.

*A repórter viajou a convite do Warner Channel

"Young Sheldon"
Onde: no Warner Channel
Quando: domingos, às 22h25