Topo

Joe Jackson, pai e primeiro empresário de Michael Jackson, morre aos 89 anos

Joe Jackson em retrato de família, no auge do sucesso do Jackson 5 - Divulgação
Joe Jackson em retrato de família, no auge do sucesso do Jackson 5 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/06/2018 12h50

Joe Jackson, pai do cantor Michael Jackson, morreu nesta quarta-feira (27) aos 89 anos. A informação foi divulgada pelo site de notícias TMZ, o mesmo que informou em primeira mão a morte do popstar em 2009.

Os advogados da família confirmaram a notícia. "Estamos profundamente tristes com a morte de Jackson e estendemos nossas sinceras condolências à Sra. Katherine Jackson e à família", disseram, em nota. "Joe era um homem forte que reconheceu suas próprias imperfeições e heroicamente entregou seus filhos e filhas ao estrelato pop mundial".

De acordo com o "TMZ", o patriarca da família Jackson morreu em Los Angeles por volta das 3h30 (horário local). Ele estava hospitalizado desde junho com câncer em estado terminal. A família estava reunida ao lado da cama dele, incluindo a mulher e alguns dos filhos e netos.

Leia mais

O tipo de câncer não foi revelado oficialmente, mas segundo informações da revista "Variety", especializada em Hollywood, e do "Daily Mail", também citando familiares e outras fontes não reveladas, disse que ele estava câncer de pâncreas de estágio 4.

Joe estava enfrentando problemas de saúde já há algum tempo. Sua saúde estava fragilizada após um derrame e três ataques cardíacos em 2015, quando foi implantado um marcapasso. 

Naquele ano, ele chegou a ficar oito dias internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Na ocasião, ele veio ao Brasil para festejar seu aniversário de 87 anos em um evento para 200 pessoas e avaliado em R$ 600 mil em uma casa de festas de São Paulo, mas acabou passando mal. Mesmo sem a presença do aniversariante, a comemoração foi realizada.

Responsável pela carreira de Michael Jackson

Joe Jackson --como era chamado Joseph Walter Jackson-- nasceu em 26 de julho de 1928 no Arkansas e se casou com Katherine em 1949, com quem teve 10 filhos: Jackie, Tito, Jermaine, Marlon, Brandon (que morreu no parto), Michael, Randy, Rebbie, La Toya e Janet.

Nos anos 1950, tentou carreiras como boxeador e guitarrista sem grande sucesso. Ele trabalhava como operador de guindaste em uma usina de aço de Gary, em Indiana, quando se deu conta do talento musical dos filhos, passando a treiná-los para serem cantores e dançarinos. Nascia ali um fenômeno da música pop, o grupo The Jackson 5, transformando Joe no patriarca mais famoso da música -- resultado que cobrou um alto preço dos filhos.

Como empresário, Joe os submetia a ensaios longos e controlados. Michael, que morreu em 2009 aos 50 anos de uma overdose de medicamentos, disse à apresentadora Oprah  Winfrey que tinha tanto medo do pai que às vezes vomitava ao vê-lo. Ele disse que Joe acompanhava os ensaios com um cinto. "Se você errasse durante o ensaio, apanhava", revelou Michael, segundobiografia de J. Randy Taraborrelli. 

"Fico feliz por ter sido duro, porque vejam o que consegui", disse Joe em uma entrevista à CNN em 2013. "Lancei meninos que todos adoravam no mundo inteiro. E eles tratavam todo mundo direito."

Em 1979, Michael se separou do grupo --e do agenciamento do pai-- e se tornou ainda mais aclamado com os álbuns emblemáticos "Off the Wall" e "Thriller." Embora o tenha perdoado publicamente, o Rei do Pop deixou Joe de fora de seu testamento. 

Joe agenciou a filha La Toya quando ela iniciou a carreira em 1980, mas ela teve pouco sucesso – ao contrário de Janet, que ele ajudou a conquistar a fama em 1982.

Todos os filhos acabaram cortando as relações profissionais com Joe, mas Janet o homenageou na premiação Radio Disney Music Awards em junho de 2018 dizendo que seu "pai incrível" a incentivou a ser "a melhor que eu consigo ser".

A morte de Joe acontece dois dias após o aniversário de 9 anos da morte de Michael.

Joe Jackson - Getty Images - Getty Images
Joe Jackson, Michael Jackson e Katherine Jackson em Santa Maria, na Califórnia
Imagem: Getty Images

* Com informações da Reuters