Topo

Anitta X Demi Lovato: Quem foi a melhor no Rock in Rio Lisboa?

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em Lisboa (Portugal)*

25/06/2018 06h58

Neste domingo (25), no Rock in Rio Lisboa, duas vozes mais talentosas de suas gerações se revezaram em cima do Palco Mundo. A brasileira Anitta e americana Demi Lovato, ambas de 25 anos. Com estilos musicais e carreiras semelhantes, as duas dividiram as atenções da plateia e levantaram a dúvida: qual dos shows foi o melhor?

No clima da Copa do Mundo, analisamos a trajetória e a apresentação das duas para escolhermos quem foi a melhor.

Carreira

Se tivesse nascido nos Estados Unidos, Anitta poderia ser chamada de self-made woman, ou seja, aquela pessoa que batalhou pelo que quis e chegou lá. Nascida em um bairro pobre do Rio de Janeiro, Honório Gurgel, ela começou a carreira no funk, mas soube se reinventar e hoje é a artista pop mais famosa do Brasil.

Demi Lovato surgiu na TV em programas da Disney e sempre trabalhou no show business. Talvez este tenha sido um dos motivos que a levaram a se viciar em álcool e drogas. A cantora, no entanto, superou o vício e deu a volta por cima. Recentemente, ela lançou uma nova música em que pede desculpa pelos seus anos ruins, chamada de "Sober".

Por ter vencido em um país tão difícil quanto o Brasil, ter inspirado novos artistas e reinventado o pop no país, Anitta ganha neste quesito.

anitta - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Voz

Anitta sabe dançar, é uma excelente artista e se comunica como ninguém com seus fãs nas redes sociais. A voz, no entanto, ainda precisa melhorar. No Rock in Rio, tendo a disposição os melhores equipamentos possíveis para o seu show, sua voz não deixou a desejar.

Talvez, se somente Anitta tivesse feito show neste domingo, já seria o suficiente. Mas, logo depois do seu, foi a vez de Demi Lovato, e aí não tem para ninguém. Demi é afinadíssima e alcança notas impossíveis. Quando se apresenta em um palco como o do Rock in Rio, então, sua voz soa perfeitamente, especialmente em momentos mais difíceis, quando cantou a capela a música "Sober" e nos agudos de "Stone Cold". A diferença entre as duas foi gritante.

Ponto para Demi.

Demi1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Performance

Anitta tocou "Tico Tico no Fubá", entrou no Palco Mundo vestida de Carmen Miranda, fez várias trocas de roupa, levou várias bailarinas, dançou, rebolou, cantou funk, enfim. No quesito performance, a brasileira mostrou que não tem medo de palco grande e sabe muito bem como ocupar seu espaço.

Demi Lovato, por sua vez, foi mais contida. Sua apresentação foi mais simples, não teve troca de roupas. O show da americana caberia muito bem em um ambiente menor, com um público menor, sem as distrações que um grande festival oferece.

Ponto para Anitta.

anitta2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Repertório

Anitta não tem música, tem hinos: "Paradinha", "Sua Cara", "Vai Malandra", "Show das Poderosas", todas cantadas a plenos pulmões no Rock in Rio. Além disso, a proximidade da língua, fez com que Anitta fosse muito bem recebida pelos portugueses. E ela também canta em inglês e espanhol como nas faixas "Is That For Me", "Machika" e "Downtown".

Demi Lovato canta em inglês mas, recentemente, tentou pegar carona no fenômeno do reggaeton. O problema é que Demi é tão latina quanto Arnold Schwarzenegger e o resultado não ficou legal. Portanto, no quesito repertório, Anitta leva a melhor.

Ponto para Anitta.

LEIA TAMBÉM

Fama global

É fato que as músicas de Anitta tocam em toda a América Latina e também em Portugal, mas ela ainda não é um fenômeno global. Se você for hoje para a Rússia ou para o Afeganistão, é provável que escute alguma música de Demi Lovato tocando por lá. A fama internacional de Demi Lovato é inconstestável.

Ponto para Demi

demi2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Resultado

anitta 3 - Felipe Branco Cruz/UOL - Felipe Branco Cruz/UOL
Imagem: Felipe Branco Cruz/UOL

O resultado foi apertado, por 3 a 2, Anitta fez uma apresentação melhor do que a de Demi Lovato.

Embora Demi seja internacionalmente conhecida e tenha uma voz absolutamente melhor do que Anitta, a brasileira venceu essa disputa. Com vários hits, repertório mais alinhado com o público português e também por ter sido a primeira funkeira a tocar no Palco Mundo, o show de Anitta foi melhor do que o de Demi neste Rock in Rio Lisboa 2018.


*O repórter viajou a convite do Rock in Rio Lisboa