Topo

TV Brasil não transmite show de Brown e gera revolta da mulher do rapper

Jotabê Medeiros

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/05/2016 05h13

O show de Mano Brown na Virada Cultural acabou sendo alvo de uma polêmica. Considerado uma das maiores atrações do evento, o vocalista da banda Racionais MC's se apresentou na madrugada deste domingo (22) no Centro Cultural Tiradentes, mas não teve seu show transmitido pela TV Brasil, emissora pública de propriedade do governo federal.

Minutos antes de Mano Brown subir ao palco, Eliane Dias, mulher do rapper, se mostrou revoltada com a decisão do canal em não mostrar a apresentação do marido.

“Já estava tudo assinado. Aí entrou o novo presidente e no dia seguinte cancelaram tudo. Eu não sei dizer se foi censura, mas já estava tudo fechado. Disseram que eles poderiam estar com medo de haver uma grande manifestação do tipo “Fora Temer”, como houve com o Carlinhos Brown”, disse Eliane.

O presidente em exercício, Michel Temer, nomeou o jornalista Laerte de Lima Rimoli para o cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela TV Brasil, na última sexta-feira (20), em substituição a Ricardo Melo, que havia sido nomeado por Dilma Rousseff poucos dias antes de seu afastamento.

“Acho que vem censura por aí. Assim como outras coisas. Hoje aqui não mandaram nenhum policiamento. Só dois bombeiros. Eu não vejo isso com bons olhos. É como se eles dissessem: eles que se ‘fodam’. Se acontecer alguma coisa, problema deles", completou Eliane.

Conhecido por ser uma das vozes mais expressivas das periferias, Mano Brown reforçou o coro da mulher e também criticou o governo Temer.

“Todo mundo brabo. No trânsito, todo mundo general. Não tem humildade, falta sensibilidade. Tanta brabeza não impediu que a gente tomasse um golpe (...) Nossa mente fechou, se alienou. Acredito na nossa juventude, na sua capacidade. Mas por enquanto vocês vão conviver com um governo de ladrões. Tomamos um golpe, e seu voto não valeu nada", disse o rapper durante seu show na Virada.