Topo

Camarim com serviços de maquiagem e costura salva cosplayers desprevenidos

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

06/12/2015 07h00

Vida de cosplay não é fácil. Maquiagem, roupas quentes e acessórios pesados podem transformar o hobby de se fantasiar como seu personagem favorito em um verdadeiro tormento. Não se depender da organização da Comic Con Experience (CCXP) e do canal SyFy, que criaram um espaço exclusivo para cosplayers com direito a espelho, cabides, pias e trocadores. Batizada de Camarim Cosplay, a área também oferece gratuitamente serviços de maquiadora profissional, vaporizadores para passar roupas, cola quente, agulha, linha e guarda-volumes.

Raphael Nastrini, 20, que estava fazendo cosplay do personagem Darth Maul, de "Star Wars", disse que o espaço é fundamental. "Eu levo duas horas para me produzir. E sempre preciso voltar para retocar. Em outros eventos, eu tenho que usar o banheiro público, que é bastante complicado", contou. O jovem faz cosplay há sete anos e já se vestiu também como personagens dos games "Mortal Kombat" e "Assassin's Creed".

A maquiadora profissional e cosplayer Vera Lucia Pauline, 23 anos, era uma das contratadas para ajudar as pessoas. "Geralmente me chamam para retocar a maquiagem, mas às vezes eu faço maquiagem de gente que não sabe. Também empresto cola quente, agulhas. Faço de tudo", disse. A maquiadora contou que nem todos os eventos têm suporte. "Geralmente isso ocorre em eventos que não são voltados para cosplayers", concluiu.

No momento em que conversava com a reportagem, Vera retocava a maquiagem do professor de biologia Wanderson Alves, 24, que veio de Goiânia para a Comic Con. "Se não fosse pelo camarim, minha maquiagem estaria toda borrada", disse.

Regras
Para organizar os cosplayers, o evento divulgou algumas regras para quem estivesse portando réplicas de armas brancas ou de fogo. Elas precisam ser confeccionadas com "materiais leves" e, sobretudo, "não podem funcionar (atirar ou cortar)", diz um aviso afixado na porta do Camarim Cosplay. 

Todas as réplicas de armas são checadas e, se aprovadas pela segurança, recebem um selo dizendo que não oferecem riscos. Aquelas consideradas inapropriadas são guardadas e devolvidas no final

No camarim, também é preciso seguir algumas regras. Entre elas evitar demorar para se trocar, ceder espaço para as outras pessoas e respeitar a separação de vestiários para homens e mulheres.

A segunda edição da CCXP vai até este domingo (6) no São Paulo Expo (antigo Centro de Convenções Imigrantes). No último dia, as atenções dos fãs estarão todas voltadas para o universo de Batman: haverá um painel com Michael Wilkinson, responsável pelos figurinos do filme "Batman vs. Superman", e outro com Frank Miller, quadrinista renomado, que irá falar sobre "Cavaleiro das Trevas III", nova HQ do herói da DC Comics. Os ingressos já estão esgotados.

Veja alguns dos cosplays mais legais da Comic Con Experience

UOL Entretenimento