Topo

Mauricio de Sousa gera comoção e anuncia filme da Mônica com atores reais

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

04/12/2015 18h50Atualizada em 05/12/2015 12h26

Mauricio de Sousa participou nesta sexta-feira (4) de um painel em homenagem aos seus 80 anos na Comic Con deste ano no auditório Ultra, com capacidade para 400 pessoas. Independentemente do anúncio de novidades da Turma da Mônica, a simples presença do quadrinista já foi capaz de lotar o auditório cerca de duas horas antes de apresentação.

A espera valeu a pena. Mauricio anunciou que pela primeira vez na história os personagens da Turma da Mônica vão ganhar um filme em live-action (ou seja, interpretado por atores reais). O roteiro será baseado em uma das graphic novels mais vendidas do Brasil, "Turma da Mônica Laços", feita pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi.

"Quando vi essa graphic novel pela primeira vez, eu soube que ela não poderia ficar só no papel", disse Mauricio. O artista disse que o argumento, os atores, direção, etc, ainda não estão definidos, mas que o objetivo é buscar um estúdio de Hollywood e internacionalizar a história.

Ao UOL, Vitor disse que ficou surpreso com a reação positiva do público e espera que o filme tenha um clima meio anos 80 e lembre títulos como "Goonies" ou "Conta Comigo". "Fico imaginando as crianças que vão interpretar a Mônica, o Cascão, o Cebolinha e a Magali. Uma coisa meio 'Os Batutinhas'", disse.

Além do anúncio do filme, Mauricio revelou a capa e os títulos das próximas graphic-novels de 2016. São elas "Papa Capim", que vai ser a primeira história realmente de terror do estúdio, "Bidu 2", "Mônica", que será feito por Mônica Pinheiro e será focada só na personagem e, por fim, "Astronauta III".

Celebridade

Caminhando com dificuldade, antes da apresentação na Comic Con, Mauricio de Sousa visitou o stand da Panini e passeou pelo salão da feira sendo seguido por uma verdadeira multidão. Quando entrou no auditório, foi aplaudido de pé por quase cinco minutos. Na plateia, diversas pessoas estavam lá há quase duas horas só para garantir um lugar no painel.

Foi o caso do goiano Eder dos Santos, 30, e de sua mulher Juliana Moreno Oliveira, 25. "Assistimos dois painéis anteriores que não nos interessava só para ver o Mauricio", disse Eder. "Acho que ele causa o tipo de comoção que a Xuxa causa. As pessoas que estão aqui tem uma ligação muito forte com ele", completou.

Antes de começar a palestra, Mauricio brincou com a plateia: "Quem aí aprendeu a ler com a Turma da Mônica?". A maioria da plateia levantou a mão. "É sempre assim", brincou o quadrinista. Uma dessas pessoas foi Leonardo Cônego, 28 anos, que ao invés de fazer uma pergunta para Mauricio, preferiu apenas usar o microfone para agradecer ao autor. "Sempre tentei encontrar o Mauricio pessoalmente. Eu vim hoje só para vê-lo. Estou muito emocionado. Ele é incrível", disse o jovem ao UOL.

Para entrar no clima da Comic Con, dois atores entraram vestidos como Mônica e Cebolinha jovens, ambos fazendo cosplay de Harry Potter e Star Wars. "A Mônica Leia ficou uma gracinha. Gostei também do Cebola Porter", disse Mauricio.

A apresentação de Mauricio foi interrompida por uma visita inesperada do ilustrador Henrique Machado, 45 anos, que sofre de paralisia infantil e vive desde que nasceu no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O jovem criou o projeto de financiamento coletivo para a animação "As aventuras de Léca e Seus Amigos" e conseguiu arrecadar o dobro do que precisava. Muito fã de Mauricio de Sousa, ele entrou na palestra deitado em uma maca acompanhado de enfermeiros vestidos de Stormtrooper e Darthvader apenas para falar com Mauricio. Seu projeto, uma animação 3D, mostra a infância de sete crianças com deficiência física.

Maurício parou a palestra e desceu até ao público para conversar e tirar uma foto com o rapaz. O gesto também foi bastante aplaudido pela plateia.