Topo

Quadrilha suspeita de roubo de gibis e obras de arte é presa em SP

Do UOL, de São Paulo

07/11/2013 18h39

A Polícia Civil do Estado de São Paulo prendeu, nesta quarta (6) e quinta (7), uma quadrilha suspeita de roubar o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) de Campinas, em agosto. Quinze obras foram recuperadas pela polícia. O grupo também é suspeito de roubar uma coleção de 7.000 revistas em quadrinhos raros, das décadas de 1930 a 1950, em outubro, na zona sul de São Paulo. Na operação, três homens e uma mulher foram detidos.

No roubo à pinacoteca do CCLA, cinco homens armados renderam 12 pessoas, entre funcionários, visitantes e homens que trabalhavam em uma obra no local, amarraram as vítimas e levaram cerca de cem obras raras, entre livros e correspondências.

Entre as raridades estão 11 livros do botânico francês Auguste de Saint-Hilaire, escritos no início do século 19 (avaliados entre US$ 25 mil e US$ 30 mil), e a primeira edição de uma obra sobre a flora nacional do também botânico João Barbosa Rodrigues, que pertence ao Museu Campos Salles. De acordo com o delegado responsável pelo caso, 15 obras do CCLA foram recuperadas pela Polícia Civil, que atuou em parceria com a Polícia Federal.

A ação que resultou na prisão dos suspeitos foi deflagrada durante a megaoperação Unus, realizada pela Polícia Civil em todo o Estado de São Paulo.

Na quarta, um homem e uma mulher ainda foram presos em flagrante quando tentavam levar quadros de um padre, em uma casa paroquial de Piracicaba, a 164 quilômetros da capital paulista. Nesta quinta, os outros dois suspeitos foram detidos a partir de um mandado de prisão.

“Com as apurações, descobrimos que a quadrilha agia a partir de uma divisão de tarefas entre os integrantes”, contou o delegado Rodrigo Luis Galazzo, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), responsável pelo inquérito policial que investiga os assaltantes.

Outros quatro integrantes da quadrilha já foram identificados. Até o momento, a Polícia Civil recuperou 39 quadros roubados pelos suspeitos.