Entretenimento

Infecção de Luis Fernando Verissimo foi controlada e escritor apresenta melhora

Adriano Vizoni/Folhapress
Luis Fernando Verissimo fala durante a abertura da Flip 2012 (4/7/12) Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

29/11/2012 14h48

O estado de saúde do escritor Luis Fernando Verissimo, de 76 anos, continua apresentando melhora, de acordo com boletim médico divulgado na tarde desta quinta-feira (29) pelo Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde o gaúcho está internado. Segundo o texto, o tratamento para a infecção que levou Verissimo a ser hospitalizado no dia 21 foi encerrado, mas ainda não há previsão de alta do centro de terapia intensiva (CTI).

O escritor continua passando por hemodiálise e apresentou dor no peito (angina) na tarde de quarta. Ele foi submetido a um cateterismo, mas os resultados não mostraram necessidade de tratamento adicional para as artérias coronárias.

Na última segunda-feira, o hospital informou que ele já conseguia interagir com familiares e equipe médica. Acordado e lúcido, o cronista tolerou bem a retirada de aparelhos para ajudar na respiração.

No sábado, o hospital comunicou que exames detectaram o vírus da Influenza sazonal, a gripe comum. Segundo os médicos que assinam o boletim, Alberto Augusto Rosa, Sandro Cadaval e Eubrando Silvestre Oliveira, a evolução do quadro clínico demonstra que a infecção provocou complicações no corpo de Verissimo, já que o escritor apresentava problemas de saúde prévios.

Verissimo deu entrada no hospital na noite do dia 21 de novembro, após se sentir mal, apresentando sintomas típicos de gripe como dores musculares, febre e cansaço. Ele foi internado com quadro de infecção generalizada.

Biografia

Verissimo, que é filho do também escritor Érico Verissimo  nasceu em Porto Alegre (RS) em 26 de setembro de 1936. Cronista do cotidiano, o escritor tem mais de 60 títulos publicados e é colunista dos jornais “O Globo”, “O Estado de São Paulo” e “Zero Hora”. Ele publicou seu livro mais recente, a coletânea de crônicas "Diálogos Impossíveis", em outubro deste ano.

Entrevistado pelo UOL antes de abrir a décima edição da Flip, em julho deste ano, o escritor, que é saxofonista desde a década de 1950, revelou planos de lançar mais um CD com sua banda Jazz 6, que é considerada "o menor sexteto do mundo" por contar apenas com cinco integrantes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo