Topo

Escritor Luis Fernando Verissimo interage com familiares e médicos, segundo novo boletim

O escritor Luis Fernando Verissimo permanece internado em hospital de Porto Alegre - Folhapress
O escritor Luis Fernando Verissimo permanece internado em hospital de Porto Alegre Imagem: Folhapress

Do UOL, em São Paulo

26/11/2012 17h38

O escritor Luis Fernando Verissimo, de 76 anos, já consegue interagir com familiares e equipe médica após ser internado no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, com quadro de infecção generalizada. Acordado e lúcido, o gaúcho de 76 anos tolerou bem a retirada de aparelhos para ajudar na respiração, segundo boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira (26).

O estado de saúde de Verissimo ainda requer cuidados. Ainda são realizados procedimentos de hemodiálise e monitorização no centro de terapia intensiva (CTI) onde o escritor permanece. Ainda não há previsão de alta.

Na manhã do último domingo, a sedação utilizada no escritor foi suspensa com o objetivo de retirar os aparelhos que auxiliavam na respiração.

No sábado, o hospital comunicou que exames detectaram o vírus da Influenza sazonal, a gripe comum. Segundo os médicos que assinam o boletim, Alberto Augusto Rosa, Sandro Cadaval e Eubrando Silvestre Oliveira, a evolução do quadro clínico demonstra que a infecção provocou complicações no corpo de Verissimo, já que o escritor apresentava problemas de saúde prévios.

Verissimo deu entrada no hospital na noite do dia 21 de novembro, após se sentir mal, apresentando sintomas típicos de gripe como dores musculares, febre e cansaço.

Biografia

Verissimo, que é filho do também escritor Érico Verissimo, nasceu em Porto Alegre (RS) em 26 de setembro de 1936. Cronista do cotidiano, o escritor tem mais de 60 títulos publicados e é colunista dos jornais “O Globo”, “O Estado de São Paulo” e “Zero Hora”. Ele publicou seu livro mais recente, a coletânea de crônicas "Diálogos Impossíveis", em outubro deste ano.

Entrevistado pelo UOL antes de abrir a décima edição da Flip, em julho deste ano, Verissimo, que é saxofonista desde a década de 1950, revelou planos de lançar mais um CD com sua banda Jazz 6, que é considerada "o menor sexteto do mundo" por contar apenas com cinco integrantes.