Topo

Quadro infeccioso de Verissimo está sob controle, mas estado permanece grave

Luis Fernando Verissimo em sua casa no bairro de Petrópolis, em Porto Alegra (3/11/11) - Mateus Bruxel/Folhapress
Luis Fernando Verissimo em sua casa no bairro de Petrópolis, em Porto Alegra (3/11/11) Imagem: Mateus Bruxel/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

24/11/2012 12h26

O quadro infeccioso do escritor Luis Fernando Verissimo está sob controle, de acordo com boletim divulgado pelo hospital Moinhos de Vento, na manhã deste sábado (24). Seu estado de saúde, no entanto, ainda é considerado grave.

Segundo o médicos que assinam o boletim, Alberto Augusto Rosa, Sandro Cadaval e Eubrando Silvestre Oliveira, o gaúcho de 76 anos reponde de forma favorável e progressiva tratamento. Por isso, a sedação vem sendo reduzida. O escritor ainda respira com ajuda de aparelhos e é submetido à hemodiális, já que a infecção também comproteu seus rins.

Verissimo deu entrada no hospital de Porto Alegre na noite de quarta-feira, após se sentir mal, apresentando sintomas típicos de gripe como dores musculares, febre e cansaço. O escritor passou por uma bateria de exames, que deverão identificar a causa da infecção nos próximos dias. Um novo boletim médico deve ser divulgado na tarde desta sexta.

Biografia
Verissimo, que é filho do também escritor Érico Verissimo, nasceu em Porto Alegre (RS) em 26 de setembro de 1936. Cronista do cotidiano, o escritor tem mais de 60 títulos publicados e é colunista dos jornais “O Globo”, “O Estado de São Paulo” e “Zero Hora”. Ele publicou seu livro mais recente, a coletânea de crônicas "Diálogos Impossíveis", em outubro deste ano.

Entrevistado pelo UOL antes de abrir a décima edição da Flip, em julho deste ano, Verissimo, que é saxofonista desde a década de 1950, revelou planos de lançar mais um CD com sua banda Jazz 6, que é considerada "o menor sexteto do mundo" por contar apenas com cinco integrantes.