Topo

Virada Cultural SP começa neste sábado (5) com 900 atrações e transporte público ininterrupto

Público acompanha uma das atrações da Virada Cultural no palco da Estação da Luz, em São Paulo. Evento reuniu mais de 4 milhões de pessoas e registrou uma morte  - Danilo Verpa/Folhapress
Público acompanha uma das atrações da Virada Cultural no palco da Estação da Luz, em São Paulo. Evento reuniu mais de 4 milhões de pessoas e registrou uma morte Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

04/05/2012 18h51

A oitava edição da Virada Cultural de São Paulo começa neste sábado (5), às 18h, com duração de 24 horas e encerramento às 18h do domingo (6). Serão mais de 900 atrações que incluem shows, peças de teatro, humorísticos e gastronomia.

Entre os destaques, estão o palco stand-up comedy com apresentaçãoes de 51 comediantes, o palco Cabaré, uma homenagem à noite paulistana, shows de Gilberto Gil, Titãs e Arnaldo Baptista, teatro ao ar livre e a inclusão do Minhocão no perímetro do evento com o projeto Chefs na Rua, que contará com Alex Atala e outros cozinheiros famosos servindo pratos a preços populares.

Veja os destaques da programação da Virada Cultural

Além disso, 13 Sescs da capital ficarão abertos durante a madrugada. Os Ceus da cidade também terão programação especial dedicada à Virada.

Transporte
Para não tumultuar o centro da cidade, onde estão concentrados a maioria das atrações, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que o público use o transporte público para chegar à região. Várias vias nas imediações da Nova Luz estarão bloqueadas por conta dos palcos e a oferta de vagas de estacionamento será escassa e em locais distantes de onde os shows acontecerão.

Neste ano, todas as estações do Metrô, nas linhas 1-Azul (Jabaquara–Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente–Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera–Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo–Largo Treze) e Linha-4 Amarela funcionarão ininterruptamente. As linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM também funcionarão durante todo o evento, com intervalo médio de 20 minutos entre as composições.

Além disso, 72 linhas de ônibus operarão durante a madrugada, fazendo o transporte entre o Centro e diversos pontos da capital, como estações do Metrô. O horário de funcionamento do Bilhete Amigão, que permite ao usuário realizar até quatro viagens em um período de oito horas, será antecipado e valerá para todo o sábado e domingo.

Uma linha especial de ônibus foi criada para facilitar o deslocamento do público entre as atividades oferecidas na Virada. A linha 2001/10 Terminal Amaral Gurgel/Terminal PQ. Dom Pedro II funcionará ininterruptamente entre às 18h do sábado e 20h de domingo, operando com ponto inicial no Term. Amaral Gurgel e atendendo os Terminais Bandeira, PQ. Dom Pedro II e Princesa Isabel. O intervalo médio programado é de 10 minutos.

Segurança
A equipe de segurança da Virada Cultural 2012 é formada por 900 seguranças particulares e integrantes da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana. O atendimento médico será feito por 250 brigadistas, 38 ambulâncias e 15 UTIs móveis. Postos de policiamento e quatro postos médicos estarão localizados em pontos estratégicos para atender o público.=

Alimentação
Além do projeto Chefs na Rua, que servirá pratos de alta gastronomia no Minhocão, a Virada Cultural terá dez bolsões de alimentação espalhados pelo Centro. As praças de alimentação ficarão no seguintes locais: Praça da Sé, Rua do Tesouro, Largo São Francisco, Parque do Anhangabaú, Boulevard São João, Rua Coronel Xavier de Toledo, Praça da República, Praça Júlio de Mesquita, Largo do Arouche, Avenida Rio Branco, Praça Princesa Isabel, Largo General Osório e Avenida Cásper Líbero.

Sanitários
A Virada Cultural terá 950 banheiros químicos localizados em grandes espaços abertos e próximos aos palcos.