Topo

Prestes a completar 30 anos, série "Os Simpsons" celebra seu "dia internacional"

"Os Simpsons" - Reprodução/Twitter
"Os Simpsons" Imagem: Reprodução/Twitter

Laura Ceberio

19/04/2019 12h26

Série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" completará, em dezembro, 30 anos de sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já nesta sexta-feira, com direito a um "dia internacional".

O programa foi recentemente renovado pela emissora "Fox" para mais duas temporadas, as 31ª e 32ª, que irão ao ar em 2020 e 2021, o que garante que "Os Simpsons" alcançará a marca de 713 episódios, no topo do ranking de séries com mais capítulos transmitidos em horário nobre nos Estados Unidos.

Os carismáticos moradores de Springfield, que conquistaram fãs de diferentes gerações, também foram protagonistas de um filme, mas sua fama e seu sucesso se devem à televisão.

A série conta com um "dia internacional" graças à iniciativa da agência de comunicação espanhola PG Garaje, que em 2017 decidiu coletar assinaturas no portal Change.org para reservar esse dia da agenda mundial e dedicá-lo ao programa.

O ano de 2019 é especial para a série, porque em 17 de dezembro será completado o 30º aniversário do lançamento da primeira temporada da icônica produção televisiva na "Fox" dos Estados Unidos.

Homer vai ao espaço em "Os Simpsons" - Reprodução - Reprodução
Homer vai ao espaço em "Os Simpsons"
Imagem: Reprodução

Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie apareceram pela primeira vez em uma série de curtas de apenas um minuto de duração dentro do programa "The Tracey Ullman Show". Nesse formato, estrearam em 19 de abril de 1987 e tiveram 48 episódios divididos em três temporadas - o último capítulo foi ao ar nos EUA em 14 de maio de 1989.

O criador dos personagens, Matt Groening, e o produtor James L. Brooks convenceram a "Fox" a transformar "Os Simpsons" em uma série de meia hora, e o lançamento aconteceu em 17 de dezembro de 1989 com um episódio especial de Natal.

Desde então, tornou-se uma das poucas obras audiovisuais que pode se orgulhar de ter mais de 170 prêmios e até reconhecimento no Guinness Book, o livro dos recordes, pelo fato de que a cidade de Springfield ter sido visitada por múltiplas personalidades, desde políticos a atletas e atores, incluindo Magic Johnson, Elton John, as irmãs Venus e Serena Williams, Britney Spears e J.K. Rowling, entre muitos outros.

Apu, personagem dos Simpsons - Reprodução - Reprodução
O personagem Apu, de "Os Simpsons"
Imagem: Reprodução

A série, assistida por pessoas de todas as idades, também lidou com várias polêmicas ao longo dos anos. Por exemplo, o documentário "O Problema com Apu", do comediante indiano Hari Kondabolu, sobre os estereótipos do personagem imigrante, e o incidente diplomático envolvendo o governo do Brasil, que planejou processar a série devido à forma como representou o país no episódio "Blame It on Lisa".

Mas, apesar de a série de Groening ter chegado aos 30 como alvo de várias críticas, não parece entrar em nenhuma grande crise. Como dizem muitos dos fãs que sabem o "preço que Maggie custa" ou "quantos dedos têm os personagens": "há um episódio de 'Os Simpsons' para cada situação da vida, e você sabe disso".