Jonas Mekas, um dos cineastas experimentais mais importantes, morre aos 96
O americano de origem lituana Jonas Mekas, considerado uma das figuras mais importantes da história do cinema experimental, morreu nesta quarta-feira aos 96 anos, segundo informou a organização Anthology Film Archives, fundada pelo cineasta em 1970.
"Jonas morreu em paz nesta manhã cedo", afirmou na sua conta de Instagram a instituição cultural situada em Nova York. "Estava em casa com sua família. Sentiremos muito sua falta, mas sua luz segue brilhando", acrescentou.
Embora a causa da sua morte não tenha sido divulgada, o jornal "The New York Times" afirmou que no ano passado Mekas foi internado em um hospital por causa de uma doença sanguínea pouco conhecida.
Mekas foi protagonista de várias retrospectivas e agraciado com uma série de prêmios, entre eles o Grand Prix do Festival de Cinema de Veneza, que obteve em 1964 pelo seu filme "The Brig".
Suas obras foram incluídas nas edições de 2002 e 2017 do Documenta, uma importante mostra que acontece em Kassel, na Alemanha, a cada cinco anos, e também em 2003 e 2005 na Bienal de Veneza.
Mekas nasceu na Lituânia rural em 1922 e chegou a Nova York no final dos anos 1940 após fugir dos campos de concentração nazistas e dos recrutamentos da União Soviética.
Em 1958 se tornou o primeiro crítico de cinema do "Village Voice", um jornal cult de Nova York, onde se estabeleceu entre a comunidade vanguardista da sétima arte.
Foi a partir de então que começou a idealizar formas de projetar filmes raros e desconhecidos de forma habitual, o que lhe levou a cofundar o Film-Makers' Cinematheque, onde se viam filmes que não chegavam ao circuito cultural dominante.
Depois, esse projeto acabou convertendo-se no Anthology Film Archives, um dos centros de referência de cinema experimental e filmes de difícil acesso para o público.
Mekas seguiu sendo uma personalidade ativa no seu campo até o final da sua vida e apareceu em vários festivais de cinema e protestos, como o Occupy Wall Street, o movimento surgido em Nova York durante a crise econômica iniciada em 2008.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.